Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas discute boas práticas e ferramentas de gestão

Evento remoto contou com aproximadamente 40 participantes e abordou a redução das emissões de gases de efeito estufa

qui, 06/08/2020 - 17h29 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Cetesb

A 4ª Reunião Plenária da Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas (CAMC) foi realizada virtualmente nesta terça-feira (4), com mediação da diretora-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Patrícia Iglecias, e cerca de 40 participantes.

Até o momento, foram criados na iniciativa dois Grupos de Trabalho – “GT Ferramentas” e “GT Boas Práticas”. Durante a reunião, representantes dos grupos constituídos falaram sobre os trabalhos desenvolvidos no intuito de receberem sugestões de todos os participantes.

Patrícia Iglecias informou que uma transmissão ao vivo está sendo organizada para o mês de agosto, com a intenção de discutir termos do Acordo Ambiental São Paulo e de ampliar ainda mais o número de empresas aderentes.

O presidente da CAMC, Evandro Gussi, ressaltou a importância das “retomadas verdes” e, sobretudo, às pegadas de baixo carbono, que mesmo durante a pandemia tem alcançado um âmbito mundial. “A resiliência do tema da redução das emissões de gases de efeito estufa mostra o quanto ele é prioritário.”, afirmou.

Diretrizes técnicas

Os dois Grupos de Trabalho procederam à apresentação do andamento dos seus trabalhos e discussões prévias. Um dos GTs propôs, para as empresas que aderiram ao acordo, um mapeamento das boas práticas e o relato da experiência com o monitoramento de emissões e remoções de gases de efeito estufa.

O GT Ferramentas pretende chegar num produto final de diretrizes técnicas para os dados que as empresas remeterão para a Cetesb, ou seja, as empresas que ratificaram, que aderiram ao Acordo Ambiental SP. E, com isso, mostrar como está a evolução dos seus compromissos.

Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas

A CAMC foi instalada, também virtualmente, em razão da pandemia e da quarentena, em 31 de março de 2020, pela Cetesb, como um compromisso do Governo de São Paulo para embasar tecnicamente o Acordo Ambiental São Paulo, lançado em novembro de 2019, no Palácio dos Bandeirantes, na capital.

Ela objetiva, em conjunto com entidades e empresas, definir como será o relato das emissões de gases de efeito estufa (GEEs) e demais dúvidas técnicas que possam ser suscitadas pelas partes do Acordo. A reunião de instalação reuniu 38 profissionais, representando 21 empresas e instituições de vários setores da economia do Estado de São Paulo, que aderiram ao acordo e representantes das áreas técnicas da Cetesb.

Cada ente que compõe o acordo anunciou (ou anunciará) voluntariamente suas metas de redução de gases de efeito estufa e ou outras melhorias ambientais voluntárias até 2030. Faz parte dessa iniciativa a formação de um robusto fórum de intercâmbio técnico para viabilizar a continuidade do acordo.

A CAMC é presidida pelo presidente da Unica, organização representativa do setor de açúcar e etanol no país, Evandro Gussi, ou sua eventual substituta, Renata Camargo; e como secretária-executiva foi nomeada Josilene Ferrer, assistente da Presidência da Cetesb.

“Isso comprova, de fato, um acerto em nossas iniciativas, incluindo a criação da Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas, que, com certeza, terá uma contribuição valiosa no aprimoramento das discussões e nos trabalhos desenvolvidos por esses dois GTs”, finaliza Patrícia Iglecias.