Calouros da Universidade de Campinas substituem trotes por ações de cidadania

Hoje é o último dia de atividades que ocorrem dentro e fora da Unicamp, em que se destacam a importância da coleta seletiva

sex, 29/02/2008 - 11h18 | Do Portal do Governo

No lugar de atos humilhantes e violentos, os calouros da Universidade de Campinas (Unicamp) são convidados a promover ações de cidadania. Assim os veteranos desta instituição de ensino recepcionam os novos alunos.

A meta da parceria entre o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e a Unicamp é promover atividades na primeira semana de aula do ano letivo (entre 25 a 29 de fevereiro), que destaquem a importância da coleta seletiva de lixo e o combate ao uso de embalagens descartáveis, o poder transformador do consumidor para as novas gerações e o aproveitamento integral dos alimentos.

Os eventos integram o Trote da Cidadania Pelo Consumo Consciente. Durante cinco dias, veteranos e calouros de 37 cursos uniram-se numa experiência diferenciada de mobilização universitária em defesa do meio ambiente.

Mais de 2 mil alunos participam do trote e aplicam conceitos e práticas de consumo consciente. O objetivo é sensibilizar a comunidade acadêmica e atingir indiretamente mais de 100 mil habitantes dos bairros do entorno da Unicamp.

Essa é a sexta edição do Trote da Cidadania, criado em parceria com o Instituto Akatu há cinco anos. A novidade deste ano é que pela primeira vez o Instituto Akatu capacitou veteranos da comissão de trote sobre ações de consumo consciente. Esse pessoal transmitiu conhecimentos a outros veteranos para aplicação nas atividades programadas na semana do trote. A capacitação, dividida em módulos, começou em dezembro e seguiu até fevereiro. 

Números favoráveis

Este ano, os eventos têm patrocínio do Banco Itaú e da Vivo. Os calouros estão orientando os moradores dos bairros de Barão Geraldo, Santa Genebra e São Quirino sobre práticas sustentáveis. Nessa ação, o Trote da Cidadania Pelo Consumo Consciente pretende atingir 11.250 famílias, número 11 vezes maior que a quantidade alcançada no ano passado.

Em 2008, oito entidades infantis serão beneficiadas pelas ações do trote. A atividade prevê, também, visita a quatro cooperativas de coleta seletiva da região (três de lixo e uma de óleo de cozinha).

No ano passado, o material coletado pelas cooperativas dobrou de volume em relação ao ano anterior (de 12 para 24 toneladas) o que gerou o aumento de oito vagas de emprego numa cooperativa de catadores.

No interior da Unicamp também são visíveis alguns resultados do Trote da Cidadania. No ano passado, 40% dos freqüentadores do restaurante universitário deixaram de lado os copos descartáveis e passaram a utilizar canecas duráveis, distribuídas durante a ação. 

Sem desperdício

Em 2008, estima-se que a adesão chegue a 50% dos freqüentadores do restaurante. A previsão é distribuir 12 mil canecas à comunidade acadêmica.

Outra ação que envolve o público interno e externo da Unicamp é o incentivo às medidas de aproveitamento integral dos alimentos. Receitas especiais para o preparo de legumes e verduras sem desperdício serão distribuídas nos bairros-alvo e dentro da universidade.

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)