Calor provoca aumento da produção de água

Estações de tratamento elevaram sua produtividade em 6%

qui, 05/03/2009 - 20h03 | Do Portal do Governo

O calor registrado nos últimos dias provocou um aumento da produção de água nas estações de tratamento (ETA’s) da Sabesp. E mais uma vez a empresa mostrou que está preparada para suprir as necessidades da população. De acordo com a unidade de produção de água da Metropolitana (MA), as ETA’s tiveram de elevar sua produtividade em 6%.

Levantamento da companhia indica que a população tem consumido 457 milhões de litros a mais do que o usual. Estima-se que o consumo per capita tenha chegado a 400 litros por dia. Para se ter uma ideia, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 110 litros já são suficientes para suprir as necessidades de uma pessoa.

Dicas de economia

Medidas simples, dentro da própria casa, são suficientes para reduzir o consumo. No banho, por exemplo, se o tempo for reduzido de 15 para 5 minutos, é possível economizar 30 litros de água. Numa casa com cinco pessoas, em que cada morador escova os dentes três vezes ao dia, esse ato simples significa a economia de 4.500 litros de água em um mês. Fechar a torneira ao escovar os dentes ajuda a poupar preciosos 10 litros.

Outra dica importante é evitar o uso da mangueira para limpar a calçada, o quintal ou lavar o carro. A cada 15 minutos, são perdidos 279 litros de água. Para economizar, podemos substituí-la por vassoura ou balde.

Da Sabesp