Calendário obrigatório do licenciamento veicular 2016 começa neste mês

Veículos devem ser licenciados de acordo com o número final da placa

ter, 05/04/2016 - 17h57 | Do Portal do Governo

O calendário obrigatório para o licenciamento de 2016 dos veículos registrados no estado de São Paulo começa no mês de abril e termina em dezembro. O serviço pode ser feito a qualquer momento, mas o proprietário deve ficar atento ao prazo limite para regularizar a situação, de acordo com o número final da placa.

Veículos que portam placas com final 1 devem, obrigatoriamente, ser licenciados até o último dia útil do mês de abril, aqueles com final de placa 2, até o fim de maio, os de placas terminadas em 3, até junho, e assim por diante.

Em 2016, o valor do licenciamento é de R$ 80,07 para todos os veículos. É importante ressaltar que não basta pagar a taxa, é preciso portar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atualizado para poder conduzir, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), válido em todo o país.

VEJA O CALENDÁRIO DO LICENCIAMENTO 2016

Quem optar pela entrega via postagem, com custo adicional de R$ 11, precisa fazer o licenciamento com antecedência para receber o documento até o final do mês. Após a emissão do CRLV, o prazo de entrega dos Correios é de até sete dias úteis.

Passo a passo
A taxa de licenciamento pode ser paga na internet, em caixas eletrônicos ou nas agências dos bancos credenciados. Ao realizar o licenciamento, é preciso quitar possíveis débitos de IPVA, seguro obrigatório e multas.

O pagamento deve ser feito por meio do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

O serviço pode ser feito pelo proprietário do veículo, procurador ou por parentes próximos (pais, filhos, irmãos e cônjuge). O passo a passo completo está disponível na área de “Veículos” do portal Detran.SP.

Do Portal do Governo do Estado