Calendário de 2008 da Imprensa Oficial homenageia D. João VI

Conhecido pela qualidade das imagens, texto e projeto gráfico, o calendário da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo para 2008 homenageia D. João VI

qua, 19/12/2007 - 8h40 | Do Portal do Governo

Em sua edição 2008, o tradicional calendário da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo homenageia D. João VI no ano em que se comemora o bicentenário da vinda da família real portuguesa ao Brasil. O organizador do calendário D. João VI, Rei do Brasil é Emanoel Araujo, curador-chefe do Museu Afro Brasil. O lançamento acontece no dia 20 de dezembro, quinta-feira, a partir das 19 horas, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, na Rua Canadá, 324, no Jardim América.

“Trabalhei com duas perspectivas diferentes em mente: destacar a figura de D. João VI, personagem central da vinda da família real ao Brasil, e mostrar a importância da Imprensa Régia, criada por ele, que em certo sentido tem a ver com a Imprensa Oficial, pois a missão de ambas é tornar públicos os atos do governo”, comenta Araujo.

Composta por gravuras, pinturas e uma escultura, a iconografia reunida abarca o período compreendido entre 1807 e 1821, da partida da família real de Lisboa ao regresso da corte à capital portuguesa. “Todo esse material pertence a coleções particulares, inacessíveis ao púbico, o que valoriza ainda mais o calendário, agora acessível a todos os interessados. É uma forma de contribuir para ampliar o conhecimento de nossa história”, diz Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Além de um busto de terracota do monarca português, de autor desconhecido, o calendário tem como destaques três retratos de D. João VI, de autoria de Paul Tassaert, Domingos Antonio Sequeira e Jean-Baptiste Debret; uma gravura de Francesco Bartolozzi mostrando a partida da corte para o Brasil, no dia 27 de novembro de 1807; cenas do cotidiano do Rio de Janeiro, de autoria de J. Gilbert e de Debret; um retrato de Dona Maria I feito pelo pintor gaúcho Glauco Rodrigues, a única obra do século XX incluída; um fac-símile de página do jornal “A Gazeta do Rio de Janeiro” de sete de setembro de 1829, que traz uma ilustração mostrando D. Pedro I; uma gravura de Debret da partida da corte, no dia 26 de abril de 1821.

O calendário será distribuído para diversas instalações da administração pública estadual como escolas, hospitais e secretarias. Também estará disponível para venda no site e livrarias da Imprensa Oficial.

Serviço:

D.João VI, Rei do Brasil

Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

Pesquisa e projeto gráfico: Emanoel Araujo

Preço: R$ 30,00

Da Imesp

(M.C.)