Cai índice de criminalidade no Jardim Elisa Maria, na Capital

Após seis meses de Operação Saturação, polícia registra diminuição de 80% dos homicídios dolosos

qui, 06/09/2007 - 16h03 | Do Portal do Governo

Iniciada há quase seis meses no Jardim Elisa Maria e entorno, na zona norte da Capital, a integração entre o policiamento ostensivo e as ações voltadas para o bem-estar social da população resultaram na queda expressiva dos índices de criminalidade na região, que foi alvo da primeira “Virada Social– Ações Integradas de Cidadania”. Desde o início das atividades, em março de 2007, até o final de julho, houve uma diminuição de 80% de homicídios dolosos e 18% de roubos, em comparação com ao mesmo período do ano passado.

Durante os cinco meses de trabalhos na área da segurança em conjunto com as atividades sociais foram registrados três homicídios dolosos, número que no mesmo período de 2006 era de 15 ocorrências. A queda significativa da criminalidade teve início com a entrada da Polícia Militar por meio da Operação Saturação por Tropas Especiais (Oste). Durante 81 dias de policiamento ostensivo no local não houve registro de tentativa de homicídio.

A região do entorno do Elisa Maria, que engloba sete bairros, foi escolhida após um planejamento minucioso do Comando de Policiamento de Choque, por meio do serviço de inteligência da Polícia Militar. O local foi considerado uma Área de Interesse de Segurança Púbica (AISP), havendo a necessidade de um empenho maior por parte da polícia. Dentre os recursos utilizados para fazer este levantamento estão o Infocrim (Sistema de Informação Criminal), Fotocrim (Base Informatizada de Fotografias Criminais) e COPOM (Centro de Operações da PM) On-line.

Com a estrutura deixada pela Operação Saturação, uma força-tarefa, envolvendo o Governo do Estado a Prefeitura de São Paulo e outros órgãos da sociedade civil, pôde investir com tranqüilidade em novas ações sociais na região. Para o secretário Ronaldo Marzagão, “garantir Segurança Pública também é uma ação social. Depois que a polícia deixa o local, é preciso que o Estado continue a mostrar presença, para que o crime organizado não preencha esse espaço com assistencialismo”.

Balanço da Operação Saturação

Trabalho policial realizado

• 42.779 buscas pessoais;

• 664 estabelecimentos comerciais fiscalizados;

• 6.050 carros e 6.934 motos vistoriadas;

• 32 ocorrências de tráfico de entorpecentes e 4 de porte de entorpecentes;

• 17 ocorrências de porte ilegal de arma;

• 81 indivíduos indiciados por crimes em flagrante delito;

Marília Taufic

Da Secretaria Estadual do Meio Ambiente

(I.P.)