Café virtual leva os cuidados com a saúde mental para os profissionais da rede

Encontros serão semanais e opcionais, via aplicativo Teams e com uma hora de duração, para servidores da Educação de SP

ter, 07/07/2020 - 13h37 | Do Portal do Governo

O projeto “Sensibilizar e Acolher” foi desenvolvido com o objetivo de pensar no lado humano dos gestores e diretores da rede estadual de ensino na região de Pindamonhangaba, ligada à Secretaria da Educação. Tudo foi pensado como uma forma de preparar a saúde mental dos profissionais para o acolhimento dos alunos no momento de retorno presencial e gradativo às aulas, além de oferecer suporte emocional para o momento de isolamento social, em razão da pandemia de COVID-19.

O primeiro encontro está marcado para quinta-feira (9) e acontecerá em cinco reuniões, em que a participação é opcional, via aplicativo Teams, sempre com dois momentos principais, explica a supervisora de ensino de Pindamonhangaba, Lidiane Gonçalves.

“Teremos esses dois momentos, de acolhimento. O primeiro mostrará um pouco do trabalho desenvolvido nas próximas quatro semanas e tentará estimular os profissionais a participar dos próximos encontros, que são optativos”, revela.

O dirigente regional abrirá a conversa e um psicólogo voluntário falará sobre os desafios do trabalho remoto. No segundo momento, cada um com o café em casa, haverá uma atividade cultural, com vídeos de professores e diretores apresentando as habilidades fora da sala de aula.

“Para nós, quando idealizamos o projeto, a ideia foi a de proporcionar acolhimento e de fazer o profissional se sentir um momento de descontração para a saúde mental, trazer esse vínculo e esse sentimento de estar sendo cuidado e visto pelos meus superiores”, comenta Lidiane.