Café no agronegócio paulista é tema de encontro promovido pela Secretaria Estadual da Agricultura

nd

sáb, 26/08/2000 - 13h44 | Do Portal do Governo

Começa nesta terça-feira, dia 29, em Campinas, interior de São Paulo, o Simpósio Café IAC – Brasil 500 anos. Promovido pela Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, por meio do Instituto Agronômico, o encontro marca a liderança do café no agronegócio paulista e sua importância na história e desenvolvimento regional e na economia brasileira.

Respondendo por 6% das exportações brasileiras, o agronegócio do café movimenta aproximadamente US$ 2,2 bilhões por ano. O Estado de São Paulo, já foi o maior produtor, é o principal consumidor brasileiro, com mais de seis milhões de sacas anuais.

Por meio de sua Câmara Setorial de Café, a Secretaria da Agricultura tem permitido a evolução de todos os segmentos da cadeia produtiva. A Campanha de Qualidade do Café, lançada em 1998, também tem dado bons resultados para a economia e a geração de emprego e renda do Estado. Nesse ano, a campanha, que mobiliza o setor produtivo e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, atinge mais de seis mil produtores em todo o território paulista. Foram feitas palestras técnicas dirigidas a produtores das regiões de Espírito Santo do Pinhal, São Manoel, são José do Rio Pardo, Parapuã, Marília, Garça, Piraju e Franca.

Em 1999, produtores paulistas conquistaram as melhores colocações nos principais concursos de qualidade: o Prêmio Illycafé para expresso e o Café Gourmet da Organização Internacional de Café (OIC).

Atualmente, a cultura do café pode ser feita em pequenas e médias propriedades. Também pode atender nichos especializados, como o café orgânico, possibilitando a criação de empregos em áreas menos desenvolvidas. Os produtores podem optar não só do pelo plantio do tipo arábica, mas também do robusta, que é mais resistente às pragas.

Lançamento

Responsável por 90% dos cultivares com quatro bilhões de cafeeiros no Brasil e por cerca de 60% dos cultivares plantados na América Central e outros países da América do Sul, o Instituto Agronômico acaba de desenvolver novas variedades de café.
Durante o simpósio, será lançado um novo cultivar o ‘IAC Ouro Verde’ e outros dois serão apresentados oficialmente : ‘Tupi IAC’ e ‘Obatã IAC’, ambos com grande resistência à ferrugem. Esses três tipos contribuirão de forma expressiva para a melhoria da qualidade do café em São Paulo e sua agregação de valor aos produtos dessa importante cadeia produtiva.

Data: 29, 30 e 31 de agosto de 2000
Horário: a partir das 9 horas
Local: Avenida Barão de Itapura, 1481 – Campinas-SP.