Café: Ital e IAC participam da Asic 2008

A 22ª International Conference on Coffe Science (Asic 2008) começa no próximo domingo

sáb, 13/09/2008 - 18h47 | Do Portal do Governo

Começa no próximo domingo, 14, e segue até o dia 19, em Campinas, a 22ª International Conference on Coffe Science (Asic 2008), evento realizado pela Association for Science and Information on Coffee com o apoio científico do Instituto Agronômico (IAC) e contribuição do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), ambos ligados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (Apta/SAA).

A conferência, que tem participação confirmada de representantes de 35 países,

reunirá toda a cadeia produtiva e apresentará as últimas descobertas científicas e desenvolvimentos tecnológicos na área do café. Os pesquisadores do IAC, Luiz Carlos Fazuoli e Roberto Antônio Thomaziello, coordenam o evento. Já Marta Taniwaki, do Ital, integra o Comitê Científico, e o diretor do instituto, Luis Fernando Ceribelli Madi, faz parte do Comitê Organizador.

Marta destaca que trazer a mais importante conferência científica dedicada ao café para o País foi uma vitória. “O Brasil é o maior produtor, o maior exportador e o segundo maior consumidor de café. É um produto muito importante para o Brasil e, ao mesmo tempo, atrai toda a cadeia internacional, pois é um dos países em que se pode ver o café desde o pé até a mesa do consumidor; produzimos, processamos e consumimos o café”, diz a pesquisadora, que participou da elaboração da proposta para trazer a conferência, o que não ocorria desde 1982.

Até o dia 19 de setembro serão apresentados 371 trabalhos científicos sobre os dois temas centrais – café e saúde e tendências do consumo e a ciência do café, além de exposições de diversas outras áreas temáticas associadas à cadeia. Na programação figuram, ainda, eventos sociais, entre os quais uma visita ao IAC e um happy hour a ser realizado no dia 16, no Ital, que desenvolve diversos trabalhos ligados ao café, essencialmente aos aspectos tecnológicos e de processamento.

Na área de microbiologia, por exemplo, foi desenvolvido um estudo completo sobre a ocratoxina, toxina produzida por um fungo que pode estar presente no produto. No Ital também são feitas avaliações sensoriais por provadores treinados, que permitem classificar o café segundo suas características e qualidade. Há, ainda, trabalhos sobre embalagem e torrefação. (Com informações da Assessoria de Imprensa do Ital. Saiba mais sobre o evento no site http://www.infobibos.com/asic2008/).

SERVIÇO:

Asic 2008 – 22nd International Conference on Coffee Science

Data: de 14 a 19 de setembro

Local: Casa de Campo do The Royal Palm Plaza, em Campinas

Site: www.asic-cafe.org/asic2008 

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(M.G.)