Café de São Sebastião da Grama é o melhor da safra 2007/2008

Vencedor do 6º Concurso Estadual de Qualidade do Café foi anunciado nesta quinta-feira, 8

qui, 08/11/2007 - 20h10 | Do Portal do Governo

O café de Lindolfo Carvalho Dias, da fazenda Cachoeira, de São Sebastião da Grama, é o melhor da safra pelo segundo ano consecutivo. Ele concorreu na categoria “Café Natural” no 6º Concurso Estadual de Qualidade do Café, que anunciou seus resultados na tarde desta quinta-feira, 8, durante evento no Museu do Café, em Santos.

A saca do produto vencedor foi comprada a R$ 1.716, preço seis vezes acima do que é pago atualmente no mercado de cafés finos. A segunda colocação ficou para Pedro Bergamo Neto, da fazenda Santa Alice, de Taquarituba, que participou na categoria “Café Cereja Descascado”. Foram pagos R$ 1.114 pela saca do vice-campeão.

O evento reuniu membros de toda a cadeia, além do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, e do presidente da Câmara Setorial do Café (promotora do concurso), Nathan Herszkowicz. O público presente pôde conhecer os dez lotes finalistas e os preços ofertados pelas torrefadoras para as sacas num leilão realizado no último dia 29 de outubro.

Dez indústrias participaram do leilão: Spress Café Imp e Exp. (Spress Café), Press Café, Café Floresta, Café Excelsior, Café Tiradentes, Bravo Café, Café Brasileiro, Café Marro Grande, Café Serra da Grama e Café Toledo. Os lotes foram arrematados individualmente e também em consórcio entre algumas empresas.

A seleção dos lotes dos melhores cafés de São Paulo foi feita nos dias 21 e 22 de outubro, na Associação Comercial de Santos, por um grupo de árbitros. Foram cinco lotes finalistas na categoria “Café Natural” (secagem com casca) e cinco na “Café Cereja Descascado”.

Os cafés, com seus lotes numerados e sem identificação, passam pelo teste de classificação, com o café verde (grão) e pela prova cega de xícara (café torrado). Os torrefadores se reúnem com seus técnicos para experimentar e dar lance nos dez lotes classificados.

Os dez melhores foram selecionados entre os 102 lotes vencedores dos concursos regionais realizados por 14 cooperativas e associações de produtores de São Paulo, num total de 751 amostras inscritas.

São Paulo é o terceiro maior produtor de café do País e responsável pela exportação de quase 40% do produto brasileiro. A eleição do melhor grão é mais uma das etapas do processo de garantia de qualidade e agregação de valor ao café paulista, que congrega uma série de ações que começa em maio e vai até dezembro, quando é lançada a edição especial dos melhores cafés da safra.

A qualidade é tema desde a colheita até o beneficiamento e empacotamento final do produto, com a venda nas gôndolas dos supermercados de um café em embalagens especiais para presente no Natal, em edição limitada e numerada.“Esse concurso é o melhor exemplo do trabalho que São Paulo tem feito para obter um café de qualidade cada vez mais admirável”, disse o secretário de Agricultura, João Sampaio.

FINALISTAS NA CATEGORIA CAFÉ NATURAL:

(por ordem alfabética)

Lindolfo Carvalho Dias, de São Sebastião da Grama (Cooxupé);

Luis Giovani Basso, de Ribeirão Corrente (Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana);

Luiz Candido Ribeiro, de Tapiratiba (Cooxupé);

Milton José Dognani, de Fartura (Proced)

Paulo César Auriglietti, de Divinolândia (Associação dos Produtores Rurais de Divinolândia).

FINALISTAS NA CATEGORIA CAFÉ CEREJA DESCASCADO:

(por ordem alfabética)

Gertrudes dos Santos, de Divinolândia (Associação dos Produtores Rurais de Divinolândia);

Ivan Aparecido dos Santos, de Divinolândia (Associação dos Produtores Rurais de Divinolândia);

João Hamilton dos Santos, de Caconde (Associação Agropecuária Barra Grande);

Maysa Dias Macedo Costa, de São Sebastião da Grama (Cooxupé)

Pedro Bergamo Neto, de Taquarituba (Proced).

Da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento

(I.P.)