Café: câmara setorial discute implantação do robusta em São Paulo

Entre os assuntos, o plantio de campos-piloto em Matão e em Adamantina

dom, 15/02/2009 - 10h04 | Do Portal do Governo

“Desenvolvimento da cultura do café conilon/robusta no Estado de São Paulo” será um dos temas da reunião da Câmara Setorial de Café, uma das 28 que funcionam no âmbito da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O encontro será nesta segunda-feira, 16, às 10 horas, em Campinas.

Também serão abordados assuntos como o Concurso Estadual de Qualidade do Café, demarcação geográfica (indicação de procedência), produção e distribuição de cafés de alta qualidade e projeto do Centro Educativo do Café no Instituto Biológico da Pasta (IB).

Na ocasião, o pesquisador Luiz Carlos Fazuoli vai fazer um relato das atividades desenvolvidas pelo Centro de Café “Alcides Carvalho”, do Instituto Agronômico da Pasta (IAC). Entre os assuntos, vai abordar o plantio de campos-piloto em Matão (um hectare) e em Adamantina (seis hectares), com clones do Espírito Santo, além de vários experimentos com clones.

Outros experimentos foram instalados em Campinas, Mococa, Lins, Adamantina e Parapuã. Fazuoli vai falar, ainda, da elaboração de cartilha sobre o assunto e da realização do VIII Curso de Atualização em Café, cujo tema foi “Viabilidade do Cultivo do Café Robusta no Estado de São Paulo”.

A reunião será na fazenda “Santa Elisa”, que fica na avenida Theodoreto de Almeida Camargo, 1.500, Campinas.

Carne suína

Ainda na segunda e também em Campinas, os membros da Câmara Setorial de Carne Suína se reúnem, às 14 horas, no auditório da Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria (CDA), localizado na avenida Brasil, 2.340, Vila Itapura. Na pauta, proposta de criação de uma linha de financiamento para a suinocultura, fomento tecnológico/agências de desenvolvimento, questão ambiental e eleição para a presidência da câmara.  

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento