Cães e gatos brasileiros estão viajando mais para o exterior

Os brasileiros viajam cada vez mais para o exterior acompanhados de seus animais de estimação. É o que aponta levantamento realizado pela Secretaria da Saúde no Instituto Pasteur, órgão vinculado […]

dom, 28/10/2007 - 10h49 | Do Portal do Governo

Os brasileiros viajam cada vez mais para o exterior acompanhados de seus animais de estimação. É o que aponta levantamento realizado pela Secretaria da Saúde no Instituto Pasteur, órgão vinculado à pasta e único laboratório do Brasil autorizado a emitir laudos para viagens internacionais de cães e gatos.

De janeiro a agosto deste ano, o Pasteur realizou 1.355 exames de anticorpos anti-rábicos, obrigatórios para viagens de cães e gatos para fora do País. A média de 170 laudos emitidos por mês é 21% superior aos 140 exames mensais feitos em 2006. Poodle, schnauzer e yorkshire são as raças que mais viajam. Itália, Espanha, Portugal e França são os destinos mais procurados.

Do total de exames, 90% são em cachorros. Cerca de 70% da demanda pelos laudos do Pasteur são de moradores do Estado de São Paulo. Em seguida vêm Rio de Janeiro, com 15%, e Distrito Federal, com 5%.

O Instituto Pasteur foi credenciado em março de 2006 pela Agência Francesa de Segurança Sanitária dos Alimentos (AFSSA) para emissão de laudos de anticorpos anti-rábicos para viagens internacionais desses animais. Antes disso, as autorizações só podiam ser obtidas por meio de instituições fora do Brasil. Na América do Sul, além do Pasteur, apenas um laboratório chileno está credenciado.

“São Paulo é conhecido mundialmente por seu trabalho de vigilância e controle da raiva. Tanto que não há registro da doença em humanos no Estado desde 2001”, afirma a diretora do Instituto Pasteur, Neide Takaoka.

SERVIÇO

Para a obtenção do laudo, um veterinário deve encaminhar amostra de sangue do animal ao Instituto Pasteur. Isso deve ser feito pelo menos 30 dias após a vacinação anti-rábica e três meses antes da viagem. O resultado sai em 15 dias. O custo do exame é de R$ 100. O Instituto Pasteur fica na Avenida Paulista, 393 – Cerqueira César – capital. Mais informações, no site www.pasteur.saude.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(M.S.)