Caem os homicídios e todos os crimes contra o patrimônio na região de Campinas

Região registra redução de 17% dos roubos, 18% dos roubos de veículos, 23% dos furtos de veículos e 3% dos furtos no segundo semestre

qua, 28/07/2010 - 16h04 | Do Portal do Governo

Os homicídios dolosos e todos os crimes contra o patrimônio caíram na região de Campinas no primeiro semestre de 2010, apontam as Estatísticas da Criminalidade, divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). O número de mortes intencionais diminuiu 3% entre janeiro e junho, segundo a Coordenadoria de Análise e Planejamento da SSP. Roubos, furtos, roubos e furtos de veículos, roubos a bancos, roubos de cargas e latrocínios confirmaram a tendência de queda na região.

Os roubos caíram 17% no segundo trimestre, consolidando a diminuição de 15% no primeiro semestre. Em relação aos mesmos meses de 2009, a redução em números absolutos foi de 838 casos, entre abril e junho, e de 1.515 casos, entre janeiro e junho.

Os furtos recuaram 3% no primeiro semestre. Foram 614 casos a menos que no mesmo período do ano passado. Na comparação entre os segundos trimestres, houve queda de 1,5% em relação a 2009, com 150 registros a menos.

Roubos e furtos de veículos também diminuíram na região de Campinas. Foram roubados 734 veículos a menos que no primeiro semestre de 2009 – uma redução de 18%. Entre abril e junho, a queda foi de 17%, com 357 registros casos a menos que no ano passado.

O número de veículos furtados de janeiro a junho retrocedeu em 1.368 casos uma queda de 23%. No segundo trimestre, foram registrados 838 furtos de carros a menos na comparação com o mesmo período de 2009 – uma expressiva redução de 28%. As polícias da região recuperaram e devolveram aos proprietários 46% dos veículos furtados ou roubados – acima da média estadual, de 43%.

Redução dos homicídios

O balanço do primeiro semestre de 2010 mostra que foram registrados cinco homicídios dolosos a menos que no mesmo período do ano passado – uma redução de 3%.

A redução dos homicídios dolosos no semestre na região de Campinas colaborou para que o Estado registrasse em junho o menor número de mortes intencionais na história recente: 296 casos, o que corresponde a 8,84 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. Já são 48.674 as vidas poupadas no Estado desde 1999, quando os homicídios começaram a declinar.

São Paulo reduziu os homicídios dolosos em 70% desde 1999. A taxa de homicídios do Estado caiu de 35,27/100 mil habitantes, em 1999, para 10,69/100 mil, em 2008, número que equivale a menos da metade da taxa média nacional, de 24,5/100 mil habitantes. Em 2009, o número de mortes intencionais no estado oscilou ligeiramente para cima, mas agora, ao final deste primeiro semestre de 2010, retoma a trajetória de queda.

A Secretaria da Segurança Pública entende que o crime contra a vida está sob controle em São Paulo. A redução dos homicídios no Estado, que tem 42 milhões de habitantes, colabora para a diminuição das mortes intencionais no Brasil.

Investimentos e mudanças nas polícias

De abril a junho, foram registrados nove roubos de cargas a menos que o mesmo período de 2009, em uma queda de 9%. A redução contribuiu para manter a trajetória de queda de também 9% dos roubos de cargas no primeiro semestre, na comparação com os primeiros seis meses do ano passado, com 16 registros a menos.

Os roubos a bancos também diminuíram. Em toda a região campineira, houve um único registro do crime no segundo trimestre, contra três no mesmo período do ano passado. De janeiro a junho deste ano foram registrados quatro roubos a bancos, contra cinco no semestre inicial de 2009.

Os roubos seguidos de morte também diminuíram na comparação entre os primeiros semestres de 2009 e 2010, com o registro de dois casos a menos – foram de 14 para 12. Assim como no ano passado, de abril a junho foram registrados oito latrocínios.

A redução dos crimes contra o patrimônio e a tendência de queda dos homicídios no primeiro semestre resultam de mudanças nas políticas de segurança pública do Estado, da ação das polícias e da melhora do cenário econômico. Desde março do ano passado, houve alterações na gestão da área de segurança, com a designação de novos comandantes militares e delegados diretores de departamentos, criação de novas unidades especializadas e fixação de metas.

A Polícia Civil teve fortalecido seu papel na investigação dos crimes. Já a Polícia Militar teve reforçado o efetivo e a frota de viaturas e aeronaves. O Governo Estado estendeu a todos os 645 municípios ferramentas de Inteligência Policial, como o RDO (Registro Digital de Ocorrências) e o Infocrim, que permitem o mapeamento da criminalidade, com indicação de locais, dias e horários de maior incidência criminal, e que tanto colaboraram para a redução dos homicídios na capital e nos maiores municípios.

Da Secretaria da Segurança Pública