Butantan testa proteína que regenera tecidos do corpo humano

Pesquisa inédita prevê o tratamento de doenças degenerativas, diabéticos e queimados; primeiros testes com animais foram bem sucedidos

qua, 23/05/2012 - 16h59 | Do Portal do Governo

 

Uma proteína encontrada em lagartas promete trazer esperança a pacientes com doenças degenerativas, diabéticos, vítimas de queimaduras e asmáticos. Pesquisadores do Instituto Butantan, em São Paulo, descobriram que a substância Lopap, encontrada nas cerdas da lagarta Lonomia, contém um poderoso elemento com propriedade cicatrizante, que estimula a liberação de moléculas responsáveis pela regeneração de alguns tecidos do corpo humano.

Durante seis anos, um grupo de pesquisadores do Laboratório de Bioquímica e Biofísica do Instituto estudou a ação da proteína. O Butantan é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo responsável por mais de 80% de soros e vacinas para uso profilático e curativo produzidos no Brasil.

Ao longo da pesquisa, a plataforma foi aplicada em animais portadores de asma e úlceras diabéticas, para verificar como era a reação quanto à regeneração de tecidos. Os primeiros resultados mostraram a eficiência do medicamento na cicatrização do local afetado, além da superioridade, se comparado a medicamentos já existentes. O próximo passo da pesquisa vai testar a eficiência do medicamento em seres humanos.

Do Portal do Governo do Estado