Butantan tem exposição sobre futebol e saúde pública

'A Copa da Saúde no Butantan' mostra o combate a epidemias que marcaram períodos em que o Brasil foi campeão do mundial

qua, 25/06/2014 - 9h03 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan está com uma exposição interativa que une futebol e saúde pública. A mostra “A Copa da Saúde no Butantan” apresenta de modo lúdico as grandes campanhas e ações de combate a epidemias que aconteceram no país nos períodos em que o Brasil foi campeão mundial de futebol, além de informações das seleções que disputaram as finais e curiosidades relacionadas ao esporte e ao mundial da época.

A exposição começa em 1958, ano do primeiro título mundial da seleção brasileira, e traz como tema a malária. A mostra aborda ainda a poliomielite em 1962, a varíola em 1970, a cólera em 1994 e a dengue em 2002. Além disso, os visitantes poderão percorrer um espaço em formato de campo de futebol e participarão de uma grande competição na qual responderão a questões relacionadas às Copas do Mundo e às doenças abordadas na exposição.

As perguntas e respostas serão apresentadas de forma interativa e ao final do jogo os visitantes passarão por um pódio bidimensional que produz efeito 3D quando fotografado. O público poderá levar as fotos como lembrança da exposição.

A mostra termina em 2014, na Copa do Mundo realizada aqui no Brasil, apresentando as ações de combate ao HPV, como por exemplo a vacinação. A imunização contra a doença foi inserida no calendário de imunizações do SUS (Sistema Único de Saúde) a partir deste ano e a vacina será produzida pelo Instituto Butantan.

A exposição “A Copa da Saúde no Butantan” é gratuita e fica aberta diariamente, das 7h às 17h, até o dia 2 de agosto. O Instituto fica na Avenida Vital Brasil, 1.500, na zona oeste da capital.

Do Portal do Governo do Estado