Butantan recebe matéria-prima para produzir vacina da gripe A

No 1º semestre de 2010, serão produzidas 30 milhões de doses

qua, 12/08/2009 - 17h30 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, 12, o Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, recebeu a cepa H1N1 (vírus atenuado) que serve para começar a produção da vacina brasileira. Essa cepa inicialmente será injetada em ovos embrionados para reprodução do vírus. A previsão do instituto é que, no primeiro semestre de 2010, sejam produzidas mais 30 milhões de doses da vacina.

A distribuição da vacina será emergencial, ou seja, por grupos de maior risco. Segundo Isaías Raw, presidente da Fundação Butantan, trabalhadores do setor da saúde serão os primeiros. “Médicos, enfermeiros e até quem dirige a ambulância, o restante, o Ministério da Saúde decidirá a quem será dado”, afirmou o professor.

Além disso, outras medidas emergenciais vêm sendo tomadas. Serão importadas 1 milhão de doses prontas e outras 17 milhões de doses semi-prontas da vacina de uma indústria farmacêutica francesa, que ao chegar no Brasil, passam por alguns processos de produção no próprio Instituto. Isso permitirá que o Butantan forneça ao Ministério da Saúde cerca de 18 milhões de doses da vacina contra a gripe A. A previsão é de que esse lote chegue a São Paulo em setembro.

Do Instituto Butantan