Butantan: opção de entretenimento educativo nas férias

Não é necessário fazer cadastramento nem inscrição prévia

qui, 17/07/2008 - 10h40 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan, órgão da Secretaria da Saúde, é opção de entretenimento educativo para as férias. Entre os locais a ser visitados estão o serpentário, onde as cobras circulam livres em um fosso, sem qualquer perigo ao visitante.

Às quintas-feiras, das 14h30 às 15h30, o Butantan oferece gratuitamente ao visitante a oportunidade de manipular duas espécies não venenosas – a falsa coral e a dormideira, no projeto de educação ambiental Mão na Cobra só no Butantan, que ocorre em frente ao Serpentário. “O objetivo é desmistificar a relação de medo com o animal. A cobra é talvez o bicho que mais causa aversão às pessoas. Se a gente conseguir fazer com que todo visitante manipule uma, é possível que o preconceito diminua e, em vez de matá-las, passem a preservá-las”, acredita o biólogo Otávio Marques, pesquisador do Butantan. Não é necessário fazer cadastramento nem inscrição prévia.

Entre as outras atrações, há o Museu de Rua – painéis colocados na principal alameda do instituto, que contam a história da instituição na produção de soros e de vacinas. No Museu Biológico se encontram espécies das principais serpentes brasileiras, aranhas e iguanas. O Museu Histórico relembra a época em que o instituto era uma fazenda. No Museu de Microbiologia, é possível verificar a vida de seres microscópicos, como moléculas de DNA e vírus. Neste mês, seu laboratório está aberto à visitação pública.

SERVIÇO

Os museus funcionam de terça-feira a domingo, das 9 horas às 16h30. A entrada para os museus é única e custa R$ 6. Estudantes com identificação pagam R$ 2,50. Crianças de até sete anos, idosos a partir de 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam. O endereço do Instituto Butantan é Avenida Vital Brasil, 1.500, Butantã – São Paulo. Telefone: (11) 3726-7222.

Do Instituto Butantan

(M.C.)