Butantan inicia estudo inovador sobre substâncias contra câncer

Parceria possibilita produção de anticorpos monoclonais no órgão estadual

qui, 14/06/2007 - 15h34 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan, da Secretaria de Estado da Saúde, fechou nesta quinta-feira, 14, parceria inédita com três órgãos para, pela primeira vez no Brasil, estudar e produzir os chamados anticorpos monoclonais, substâncias inovadoras voltadas para combate a câncer.

Diferentes dos tratamentos usuais contra câncer, os anticorpos monoclonais afetam apenas células tumorais específicas. Podem, entretanto, ser utilizados conjuntamente e ampliar a eficácia de tratamentos convencionais (quimioterapia, por exemplo). Geralmente reduzem seus efeitos colaterais.

A parceria do Butantan será com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que repassará R$ 6 milhões ao projeto, e com Recepta Biopharma, que entrará com R$ 2 milhões. O Butantan estudará a substância. O Instituto Ludwig é o responsável por ceder o estudo já realizado nos Estados Unidos com camundongos, base para a pesquisa do Butantan.

Existem hoje no mundo oito tipos de anticorpos monoclonais. O projeto desenvolvido no Butantan desenvolverá outros quatro tipos, inéditos.

“A intenção é que nos próximos anos possamos ter novos anticorpos monoclonais para ajudar no combate a células tumorais com maior eficácia”, afirma Ana Maria Moro, coordenadora do projeto.

O Instituto Butantan

O Instituto desenvolve estudos e pesquisa básica na área de biologia e de biomedicina, relacionadas, direta ou indiretamente, com saúde pública. Produz vacinas e soros para uso profilático e curativo. Realiza missões científicas no país e no exterior. Realiza cursos especiais e publicações sobre suas áreas de atuação, que são oferecidos a empresas, estudantes, militares e à população em geral. No programa de formação de recursos humanos, cursos e estágios de aperfeiçoamento são proporcionados aos seus técnicos e aos de outras instituições.

Da Secretaria da Saúde