Butantan desenvolve potente anti-inflamatório

Substância encontrada no sangue se mostrou eficiente no alívio da dor decorrente das lesões de nervos e inflamações

sáb, 30/06/2012 - 17h24 | Do Portal do Governo

Pesquisadores do Instituto Butantan, em São Paulo, estão desenvolvendo uma pesquisa inédita de um potente medicamento capaz de aliviar dores decorrentes das lesões de nervos e inflamações. Os estudos têm por base uma proteína encontrada no sangue, mais precisamente nos glóbulos brancos, chamada ligante de cálcio S100A9.

Os primeiros resultados da pesquisa, aplicada em animais, apresentaram ótimos resultados. Os testes iniciais mostraram que a substância possui boa ação mesmo em baixa dosagem, e uma fácil administração por via oral, o que viabilizaria os custos. A ação da proteína mostrou-se eficaz também no tratamento de lesões agudas e crônicas. 

Segundo Renata Giorgi, pesquisadora científica do Laboratório de Fisiopatologia do Instituto Butantan, os resultados iniciais foram animadores e a expectativa é possibilitar uma melhora no tratamento de algumas doenças e na qualidade de vida dos pacientes. O próximo passo é avaliar a toxicidade da substância e realizar os primeiros testes em humanos.

Do Portal do Governo do Estado