Bubalinocultura: Pólo Vale do Ribeira promove encontro em Registro

O município foi escolhido por pertencer à região que concentra o maior rebanho do Estado

qua, 05/11/2008 - 19h04 | Do Portal do Governo

Começa nesta quinta-feira, 6, e segue até sábado, 8, no municio de Registro, o VI Encontro Brasileiro de Criadores de Búfalo. O município foi escolhido por pertencer à região que concentra o maior rebanho do Estado, em torno de 21 mil, conforme o organizador do evento, Nélcio Antonio Tonizza de Carvalho, pesquisador do Pólo Regional da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento no Vale do Ribeira.

Com o objetivo de discutir a cadeia de produção, desde a criação dos animais até a comercialização do leite e carne de búfalo, bem como o desenvolvimento da cultura no Vale do Ribeira e em todo o País, a organização do evento programou uma série de palestras e grupos de discussão, com vistas a estimular o intercâmbio entre criadores, técnicos e profissionais do setor.

Os participantes também terão a oportunidade de conhecer a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Registro (UPD) pertencente ao Pólo Regional do Vale do Ribeira. Trata-se de uma fazenda equipada com laboratório de última geração, montado exclusivamente para pesquisas ligadas à bubalinocultura.

Ações governamentais – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, está investindo R$ 300 mil em projetos da UPD de Registro para promover o desenvolvimento da bubalinocultura na região. Já existem em andamento pelo menos 12 projetos de pesquisa relacionados à criação de búfalos.

Um dos que mais se destaca é o Programa Paulista de Criação de Búfalos, que tem como enfoque a promoção de renda para famílias carentes e já atendeu 64 parceiros em todo o Estado. Outros 18 encontram-se em processo de análise, segundo informou o diretor-substituto do EDR de Registro e idealizador do projeto, José Fernando Simplício Oliveira.  

Serviço

VI Encontro Brasileiro de Criadores de Búfalo
Data: De 6 a 8 de novembro
Local: Anfiteatro do Centro de Cultura KKKK
Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Registro/SP

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento