Brinquedos importados lideram irregularidades

O Ipem-SP promoveu nesta semana série de operações especiais de fiscalização

sáb, 17/03/2007 - 17h12 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão  vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, promoveu  nesta semana, de 12 a 16 de março, uma série de operações especiais de  fiscalização.

A fiscalização dos brinquedos se deu em 30 estabelecimentos no período de 12 a 16 de março. Ao todo foram verificados 14.062 produtos nos bairros de Santana, Sapopemba e Brás. Foram reprovados 505 brinquedos.

Na quarta-feira, dia 14, ocorreu uma grande apreensão de brinquedos em um único estabelecimento: uma loja de venda por R$ 1,99 na Avenida Sapopemba. Foram reprovados 463 itens por falta de selo do Inmetro

Segundo a fiscal Lenize de Paula Dias, a porcentagem de brinquedos nacionais irregulares é pequena, pois a empresa fabricante é obrigada a colocar no mercado o produto certificado.

As equipes de fiscalização de produtos têxteis visitaram 228 estabelecimentos. Um total de 10.922 produtos foi verificado, 10.873 aprovados e apenas 119 reprovados. Entre as maiores irregularidades, a inexistência do CNPJ da empresa na etiqueta, falta do país de origem na etiqueta, bem como ausência dos cuidados para a conservação, além de existir informações contraditórias nos produtos e etiquetas. Por exemplo: em um local dizia-se que o produto não podia ser passado e em outro afirmava o contrário. No total foram emitidos 69 autos de infração pelas equipes do Ipem.

Em São Paulo a fiscalização ocorreu nos bairros de Cerqueira César, Penha, Perdizes, Brás e no Centro. Em Campinas, a fiscalização foi realizada no centro comercial do município de Laranjal Paulista e a regional do Ipem de São José do Rio Preto visitou o centro comercial de Birigui.

Da Assessoria de Imprensa do Ipem-SP

(R.A.)