Brincadeiras viram tratamento no Hospital das Clínicas

Fantoches, histórias, brincadeiras e desenhos coloridos auxiliam assistência médica prestada às crianças

seg, 13/12/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

Segunda-feira é dia de consulta, fisioterapia e brincadeira no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria da Saúde.

Geralmente relacionado à dor, o ambiente hospitalar ganha cores e sorrisos com o Projeto Brincando na Espera. Em um espaço de recepção ambulatorial, a recreacionista Alexandra Santos de Souza brinca com os pacientes, que aguardam ser chamados para a avaliação médica. “Antes de existirem estas atividades, as crianças ficavam tensas e ansiosas, e daí só choravam”, relata.

Brincando, pintando e contando histórias, os pequenos pacientes ortopédicos dão início ao dia de tratamento, que inclui visita ao médico e a sessão de fisioterapia, que às vezes é desconfortável.

De acordo com a fisioterapeuta Klévia Bezerra Lima, alguns exercícios são doloridos e nem sempre as crianças querem fazer. Pensando nisso, ela utiliza outro recurso lúdico para alcançar os objetivos e animar a criançada. Munida dos fantoches doutora Saratudo e doutor Tirador, ela conversa com os pacientes e, sem que eles percebam, começam a se exercitar. “Uso o recurso da brincadeira para direcionar as atividades”, diz. Klévia, diz que estes “doutores”, mais do que especiais, são responsáveis por 100% da aceitação ao tratamento.

Do HC