Brasileiros levam mais cães e gatos de estimação ao exterior

Procura por laudos do Instituto Pasteur cresceu 21% em 2007, aponta levantamento da Secretaria de Estado da Saúde

qua, 17/10/2007 - 13h52 | Do Portal do Governo

Os brasileiros estão viajando cada vez mais para países do exterior acompanhados de seus animais de estimação. É o que aponta levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde no Instituto Pasteur, órgão da pasta e único laboratório Brasil autorizado a emitir laudos para viagens internacionais de cães e gatos.

Neste ano o Pasteur realizou, de janeiro a agosto, 1.355 exames de anticorpos anti-rábicos, obrigatório para viagens de cães e gatos para fora do país. A média de 170 laudos emitidos por mês é 21% superior aos 140 exames mensais feitos em 2006.

A análise das fichas do Pasteur aponta que a maioria dos exames é realizada para permitir viagens internacionais de cães das raças Poodle, Schnauzer e Yorkshire. Os países para os quais esses bichos mais costumam ser levados são Itália, Espanha, Portugal e França.

Do total de exames, 90% são em cachorros. Cerca de 70% da demanda pelos laudos do Pasteur são de moradores do Estado de São Paulo. Em seguida vêm Rio de Janeiro, com 15%, e Distrito Federal, com 5%. A instituição também recebe amostras sanguíneas de animais de países vizinhos, especialmente do Paraguai.

O Instituto Pasteur foi credenciado em março de 2006 pela Agência Francesa de Segurança Sanitária dos Alimentos (AFSSA) para emissão de laudos de anticorpos anti-rábicos para viagens internacionais de cães e gatos. Antes disso as autorizações só podiam ser obtidas por meio de instituições fora do Brasil. Na América do Sul, além do Pasteur, apenas um laboratório chileno possui credenciamento para realizar o exame.

“São Paulo é conhecido mundialmente por seu trabalho de vigilância e controle da raiva. Tanto que não há registro da doença em humanos no Estado desde 2001. Por isso temos esse reconhecimento para emitir laudos dos animais que serão transportados para fora do país”, afirma a diretora do Instituto Pasteur, Neide Takaoka.

Para conseguir o laudo a pessoa precisa que um veterinário encaminhe amostra de sangue do animal para o Instituto Pasteur. Isso deve ser feito pelo menos trinta dias após a vacinação anti-rábica e três meses antes da viagem. O resultado fica pronto em cerca de 15 dias. O custo do exame é de R$ 100,00. Informações podem ser obtidas pelo site www.pasteur.saude.sp.gov.br.

O Instituto Pasteur fica na avenida Paulista, 393 _ Cerqueira César, região central de São Paulo.    

Da Secretaria de Estado da Saúde

(C.C.)