Brasileiros e estrangeiros buscam intercâmbio sobre genoma

Prazo para inscrições online de encontro em Botucatu termina nesta segunda

seg, 14/06/2010 - 15h12 | Do Portal do Governo

O Instituto de Biociências (IB), câmpus de Botucatu, e a Sociedade Brasileira de Genética (SBG) promovem de 21 a 23 de junho o I Encontro Paulista de Citogenética (Epacito). As inscrições online podem ser realizadas online até esta segunda-feira, 14, pelo site do evento. Os interessados podem também se inscrever pessoalmente até o dia da abertura do encontro, que receberá pesquisadores de outros estados e do exterior.

As palestras serão ministradas por Maisa Yoshimoto, da Queen’s University, de Kingston (Canadá); Elisco Isaac Aranda, do Núcleo de Genética Médica, de Buenos Aires (Argentina); Leonor Morais Cecílio, da Universidade Técnica de Lisboa (Portugal); e de 20 professores de Unesp, USP e Unicamp. “Temos necessidade de promover a divulgação e o intercâmbio de estudos e pesquisas recentes nesta importante área da ciência, bem como da maior integração dos estudantes. Não conseguimos fazer isso com frequência”, afirma o biólogo Marcelo Razera Baruffi, membro da comissão organizadora e professor do IB.

Citogenética é a ciência que estuda os cromossomos – fitas duplas formada por sequências de DNA – e compreende conceitos da biologia celular e da genética. Foi estabelecida como campo de estudo pelo geneticista americano Walter Sutton, que se apoiava nos conhecimentos do botânico austríaco Gregor Mendel, considerado “o pai da genética”.

Em Botucatu, os pesquisadores debaterão a aplicação dessa ciência para pesquisas de genoma (toda a informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA). O câncer, plantas e animais, como peixes, anuros (o sapo é um deles), aves e cervídeos (o veado, por exemplo) serão alguns dos objetos de estudo abordados nas palestras. Estudantes e pesquisadores da área também apresentarão trabalhos desenvolvidos por todo o país. “Contamos com 60 resumos submetidos para o Encontro”, conta Baruffi.

O encontro regional deverá ser realizado a cada dois anos, intercalado pelo Congresso Brasileiro de Genética, que é anual.

Curso

O evento começará às 16h30. Antes, das 8 às 16 horas, os organizadores promoverão um curso sobre citogenética clássica e molecular, com técnicas de identificação cromossômica como a Fish (Hibridização fluorescente in-situ). O método utiliza sondas de DNA – um marcador fluorescente – para identificar partes especificas de um cromossomo. Esse procedimento é útil no diagnóstico neonatal para identificar trissomias, isto é, quando o organismo apresenta um trio em vez de um par de cromossomos, como seria normal. A Síndrome de Down, por exemplo, está ligada à ocorrência de três cromossomos de número 21 onde deveria haver apenas uma dupla.

Os valores das inscrições variam para alunos de graduação, pós-graduandos e pesquisadores. Associados da SBG têm desconto.

Da Unesp