Brasil e Japão firmam parceria na área da Educação

Universidades paulista e japonesa assinam Acordo de Cooperação Internacional de Desenvolvimento Mútuo

sáb, 21/06/2008 - 16h34 | Do Portal do Governo

Fazer negócios, mostrar projetos paulistas e estreitar relacionamento entre Brasil e Japão, além do caráter cultural, esportivo e de turismo foram alguns dos objetivos do Governo do Estado de São Paulo na comitiva empresarial, em maio deste ano, formada entre governo estadual e entidades empresariais, que já começaram a obter os primeiros  resultados.

Na última quinta-feira (19), o reitor da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Marcos Macari e Joji Kamioka, vice-reitor da Universidade Hakuoh, da província de Tochigi, Japão, assinaram o Acordo de Cooperação Internacional de Desenvolvimento Mútuo, com o intuito de internacionalizar os câmpus das instituições.

A aproximação entre as universidades foi promovida pelo secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, Claury Alves da Silva. Em recente viagem ao Japão, o secretário conversou com os dirigentes de Hakuoh, que demonstraram interesse em receber estudantes brasileiros. “Ao chegar no Brasil, procurei o professor Macari para apresentar o interesse da universidade japonesa em fazer o intercâmbio. De imediato, ele aceitou”, informou o secretário Claury.

Para se tornar uma universidade internacional, Hakuoh precisa destinar 30% de suas vagas para alunos estrangeiros. “Em nossos campus temos estudantes de 45 países, como Paquistão e Estados Unidos. Do Brasil, são 10, sendo nove jogadores de beisebol”, explicou Kamioka.

Já Macari finalizou dizendo que a Universidade de Kakuoh tem um papel de destaque na formação e preparação de atletas nos esportes olímpicos e no beisebol. “Com a parceria, esperamos desenvolver projetos conjuntos em Educação Físicae áreas afins. Também queremos introduzir novos esportes nos jogos Interunesp”.

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo

C.C.