Brasil e França discutem turismo étnico

Os dois países vão trocar experiências para desenvolver o turismo étnico

qua, 04/11/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

No ano em que se comemora o ano da França no Brasil, representantes dos dois países vão discutir o turismo étnico. O evento será realizado nesta quarta-feira, 4, na sede da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo. Do laço brasileiro será apresentada “A Rota da Liberdade do Estado de São Paulo” e do lado francês, “A Rota das Abolições desenvolvida no Leste da França’. 

“O objetivo é unir forças e experiências do Brasil e da França para o desenvolvimento do turismo étnico. A França poderá apresentar as diferentes facetas de sua cultura e seu estágio atual de desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento”, explica o titular da pasta, Claury Alves da Silva. 

Durante três semanas, o coordenador francês Philippe Pichot visitará diversas cidades do litoral norte que fazem parte da Rota da Liberdade. Ele também conhecerá os municípios do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira que assistiram o ‘ir e vir’ dos negros em suas terras, em diferentes momentos históricos, e que hoje são representados pelas Comunidades Negras Tradicionais (Jongo, Moçambique, Congada, Remanescentes de Quilombos, entre outros. Durante essas visitas, Pichot perceberá também a presença negra na construção da cultura e economia da sociedade paulista, por meio dos marcos arquitetônicos, religiosidade, música, dança e gastronomia. 

Por outro lado, o coordenador francês dará palestras nas principais universidades das regiões visitadas nas quais mostrará como a França trata as questões ligadas à cultura negra e a diáspora africana e suas implicações. Ele também apresentará a exposição “A Escravidão e os Direitos do Homem”, composta por 27 painéis que apresentam 500 anos dos Combates na História do Mundo desde o Tráfico Negreiro até os Direitos Humanos. 

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo