Braguinha é tema de show na Universidade Livre de Música

Evento destacará vida e obra do compositor brasileiro, que completaria cem anos neste mês

sex, 16/03/2007 - 17h00 | Do Portal do Governo

No mês em que o compositor Braguinha, também conhecido como João de Barro, completaria cem anos, a Universidade Livre de Música (ULM) organiza audição comentada sobre sua obra e show. O evento homenageará o grande artista, um dos representantes da “década de ouro da música brasileira” (anos 30). Ele faleceu no dia 24 de dezembro do ano passado, no Rio de Janeiro.

Na unidade da Luz da ULM, a audição está programada para o dia 29, às 18 horas. Na ULM do Brooklin, o evento será no dia 2 de abril, no mesmo horário. Não é necessário inscrição antecipada, pois as vagas são oferecidas conforme a ordem de chegada. Em ambos os casos, a entrada é franca.

Carlos Alberto Ferreira Braga, o Braguinha ou João de Barro, como assinava suas músicas, nasceu no dia 29 de março de 1907 e tornou-se um gênio musical. Foi cantor, produtor, diretor de gravadora, defensor dos direitos autorais, além de descobridor e incentivador de talentos.

A audição é organizada pela jornalista Mônica Soutello, pesquisadora apaixonada pela música brasileira, especialmente dos anos 30 a 70. Ela trabalhou em redações de jornais e revistas, entre os quais Jornal do Brasil e Veja. Foi uma das redatoras da Enciclopédia da Música Brasileira (Art Editora, 1977; reedição atualizada, 2000).

Versátil e influente – Mônica idealizou o projeto Audições Comentadas na ULM. Em setembro do ano passado ocorreu o primeiro módulo, no qual ela abordou vida e obra de Noel Rosa. Para maio está prevista a repetição do evento sobre Noel, como forma de homenagear os 70 anos de sua morte.

Na audição sobre Braguinha, Mônica destacará aspectos relevantes da trajetória do artista. Ele foi o que alcançou maior longevidade e um dos mais versáteis e influentes nomes da história de nossa música. Compôs mais de 428 canções, que estão na memória de várias gerações.

Em parceria com Alberto Ribeiro, foi responsável pelo argumento, seleção de elenco e repertório dos primeiros filmes brasileiros falados da década de 30. Entre eles, os musicais Alô, Alô Brasil, Alô, Alô carnaval e Estudantes. Nessas produções, a dupla atuou também na assistência de direção e compôs parte da trilha sonora.

Ainda com Ribeiro, o compositor Braguinha fez sucesso com incontáveis marchinhas de carnaval, como Touradas em Madri, Chiquita bacana e Yes, nós temos banana. Juntos, se destacaram também em outros gêneros: canções de meio de ano (por exemplo, Copacabana), músicas juninas (Noites de junho e Capelinha de melão), infantis (Pela estrada, da história de Chapeuzinho Vermelho) e versões (como Sorri, a partir de Smile, de Charles Chaplin).

Talentos de casa – Após a palestra da jornalista, o público apreciará canções de Braguinha na voz da aluna da ULM Letícia Oliveira, acompanhada pelos músicos Jorginho, no bandolim e cavaquinho, Waldir Júnior, no violão, e Lucimara Bispo, na percussão. Os instrumentistas também são alunos da casa.

O repertório escolhido para o espetáculo mostra a versatilidade de Braguinha: Carinhoso, Felicidade, As pastorinhas, Cantoras do rádio, Yes, nós temos banana e Chiquita bacana. A intérprete Letícia veio de Porto Alegre para estudar canto popular na ULM. Cantora e compositora, participou do programa Fama, da Rede Globo.

Da Agência Imprensa Oficial

SERVIÇO

Audição comentada e show em homenagem aos cem anos de Braguinha

• Núcleo Luz: Largo General Osório, 147

Tel. (11) 3221-3929. Dia 29 de março – às 18 horas

Auditório Zequinha de Abreu

Lotação: 90 lugares

• Núcleo Brooklin: Rua Padre Antonio José dos Santos, 1.019

Tel. (11) 5092-3601. Dia 2 de abril, às 18 horas

Auditório Radamés Gnattali

Lotação: 100 lugares

Não é necessária inscrição antecipada, pois as vagas são oferecidas por ordem de chegada. Entrada gratuita