Botucatu terá Espaço de Acolhimento Familiar para crianças e adolescentes

Iniciativa ligada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina do município, da Unesp, teve pedra fundamental lançada

seg, 06/08/2018 - 16h01 | Do Portal do Governo

A última quinta-feira (2) marcou o lançamento da pedra fundamental do Espaço de Acolhimento Familiar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), ligada à Universidade Estadual Paulista (Unesp). A solenidade ocorreu em área anexa à Enfermaria de Pediatria do Hospital, onde será construída a estrutura, em 2019.

Além do descerramento de uma placa simbólica, que identificou os primeiros tijolos da futura construção, também foi apresentada a cápsula do tempo, enterrada no local e que será reaberta daqui a 20 anos, quando a campanha “McDia Feliz” completará o Jubileu de Ouro, de 50 anos, no Brasil.

Vale destacar que, em 2018, a arrecadação da campanha em Botucatu, realizada em 25 de agosto, destinará todo o recurso à construção do Espaço de Acolhimento Familiar. Durante a cerimônia, Janaína Chinaque Francisco Forti, enfermeira da Pediatria do Hospital das Clínicas (HC), destacou a satisfação em atuar na ala infantil do HCFMB.

“Tenho muito orgulho de ser enfermeira do HC e da Pediatria. Não vou dizer que não tenha sofrimento também, mas o ambiente é de muita alegria, sorrisos e amor. O espaço promove acolhimento, principalmente àqueles que ficam mais tempo aqui com a gente”, afirma.

Atendimento

A enfermeira responsável pela Oncologia do Hospital Estadual Botucatu (HEBot), Karina Freitas, ressaltou que o espaço cobrirá uma lacuna no atendimento humanizado que já é oferecido pelo local. “Estamos muito felizes com esse projeto. Sabemos o que as nossas crianças e familiares passam quando estão internados. Buscamos dar o melhor, mas temos consciência daquilo que falta. Esse projeto reduzirá a ansiedade da família e aumentar o conforto deles”, explica.

Já Guto Albano, coordenador da campanha “McDia Feliz Botucatu”, lembrou que o início de um projeto como o Espaço de Acolhimento Familiar reflete o resultado de muitas horas de trabalho de uma equipe de voluntários. “A iniciativa representa muito para mim, pois me rendeu muitas amizades sinceras, com pessoas que se dedicam a trabalhar pelo bem do próximo. Agradeço de coração a todos os envolvidos nessa causa”, salienta.

“Se hoje vocês podem realizar esse sonho, é porque cada um plantou uma sementinha no próprio coração e no de outras pessoas. Tenho certeza que muita gente aqui participou do ‘McDia Feliz’ e influenciou os conhecidos a fazerem o mesmo”, disse a representante do Instituto Ronald, Danielle Carvalho Basto Quaresma.

Ações

Segundo Janaína Chinaque Francisco Forti, o Espaço de Acolhimento Familiar busca oferecer acolhimento e conforto aos pacientes em tratamento e os familiares, mas também uma contribuição para mudar a realidade do Brasil, por meio de ações do bem.

Já de acordo com o superintendente do HCFMB, André Luis Balbi, apesar dos desafios da Saúde Pública no Brasil, é possível realizar grandes projetos, com parcerias e principalmente pelo envolvimento dos cidadãos. “Estou muito feliz por acompanhar o trabalho de pessoas de bem, com boa índole e caráter. No futuro, vamos olhar para esse espaço e lembrar da contribuição que cada um deu para que se tornasse realidade, conclui.

Vale frisar que o Espaço de Acolhimento Familiar é uma estrutura voltada a oferecer atendimento para crianças e adolescentes em tratamento no hospital e famílias que acompanham os filhos. O projeto consiste na instalação de uma área de convivência para atender crianças e adolescentes em tratamento de câncer e familiares, além dos demais pacientes. Será instalado na parte anexa ao Ambulatório de Pediatria do HCFMB.

Ao todo, serão 265 metros quadrados de área construída e vários ambientes de uso comum: cinemateca, sala de informática, lavanderia, sanitários, copa, duas salas de aula para apoio pedagógico, sala de estar e recepção. O custo da obra está orçado em R$ 500 mil.