Botucatu promove encontro sobre transdisciplinaridade

Como nas edições anteriores, o enfoque é o estudo de situações que estejam além das situações palpáveis e previsíveis por apenas uma área do conhecime

seg, 25/02/2008 - 14h31 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), campus de Botucatu, será a sede do V Encontro de Caos, Complexidade e Transdisciplinaridade em Saúde e Educação, a ser realizado de 28 e 29 de março. Como nas edições anteriores, o enfoque é o estudo de situações que estejam além das situações palpáveis e previsíveis por apenas uma área do conhecimento e que apresentem alterações sem aviso prévio.

O evento é promovido pelo Laboratório de Caos, Fractais e Complexidade, do Instituto de Biociências (IB), também de Botucatu, sob a coordenação do físico Ivan Amaral Guerrini. “A partir de idéias presentes na Teoria do Caos, por exemplo, é possível estudar certas reações dinâmicas e complexas do sistema imunológico humano.”

De acordo com a teoria, o Caos está nos sistemas complexos não-lineares da natureza e apresentam dimensões padronizadas que promovem a organização espontânea. Já os Fractais são os aspectos numérico e geométrico dos padrões, com subdivisões sucessivas e números fracionados. No interior desses sistemas, os fenômenos da vida seguem uma seqüência lógica, ainda que nem sempre clara e visível. Apesar do aparente caos, há sempre uma ordem. “São modelos matemáticos do Caos, constatado em processos humanos nas áreas da Medicina, Biologia, Psicologia e Artes Gráficas”, enfatiza Guerini.

A programação conta com apresentações artísticas dos alunos da disciplina optativa Caos, Fractais e Complexidade em Física Aplicada, do IB. Haverá diversas palestras, entre elas “A abordagem transdisciplinar para a formação integral do ser humano”, com Ondalva Serrano, coordenadora pedagógica da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, ligada ao Instituto Florestal.

O médico Naomar de Almeida Filho, PhD em epidemiologia pela Universidade da Carolina do Norte (EUA) e reitor da Universidade Federal da Bahia dará duas palestras: “O paradigma da complexidade como marco transformador da ciência contemporânea” e “Movimento Universidade Nova: uma proposta interdisciplinar para o sistema universitário do Brasil”.

“A evolução do pensamento complexo e perspectivas da aplicação da complexidade na ciência da comunicação” é tema da conferencista Christina Maria Pedrazza Sega, doutora em Aplicação de Caos em Ciências da Comunicação da Universidade de Lisboa, Portugal. Ela também mediará a mesa-redonda “Perspectivas das aplicações da complexidade”.

Lançamento de livro

Dia 28 de março, às 17h30, Ivan Amaral Guerrini lança o livro Em busca do professor quântico: crônicas de uma trajetória no limiar do caos. A obra consiste numa coletânea de crônicas que ilustram bem o pensamento do autor sobre o sentido da ciência e da educação no mundo contemporâneo. “É preciso ousar e criar com alegria na educação”, afirma.

Serviço

Informações e inscrições
Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais Tel.: 14 – 3882-6300
cursosfepaf@fca.unesp.br
http://www.fca.unesp.br/det_banner.php?id=33