Botucatu integra rede de parques tecnológicos estaduais

Parque vai atuar na produção de medicamentos e insumos médico-hospitalares

seg, 07/09/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O município de Botucatu é o mais novo integrante do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. O credenciamento provisório foi assinado na semana passada, 3, pelo secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, em cerimônia realizada no campus Lageado da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu. O Parque Tecnológico será implantado na Rodovia Gastão Dal Farra, em duas áreas que somam 286 mil m² – equivalentes a 34,6 campos de futebol iguais ao do Maracanã. 

O empreendimento terá como objetivo principal promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região, por meio do fomento à inovação tecnológica em bioprocessos – procedimento tecnológico que utiliza sistemas biológicos, componentes e derivados de organismos vivos – para produção de medicamentos, insumos médico-hospitalares, compostos para fins industriais, fitoterápicos (produtos feitos com plantas medicinais), sistemas de produção agropecuários sustentáveis, produtos orgânicos, biorremediação (uso de microorganismos para recuperação de áreas contaminadas), controle biológico, serviços ambientais, caracterização e uso de resíduos. 

“Com o credenciamento provisório, o Parque Tecnológico já começa a se estruturar para receber empresas interessadas em investir em Botucatu, o que irá estimular a inovação tecnológica, o crescimento econômico da região e a geração de emprego e renda para a população”, afirmou o secretário de Desenvolvimento. 

“As empresas que vierem se instalar vão aproveitar a qualidade intelectual que existe na cidade para desenvolver produtos inovadores com maior valor agregado”, ressaltou o prefeito de Botucatu, João Cury Neto. 

Parque Tecnológico  

As áreas ficam a 3 quilômetros da Rodovia João Hipólyto Martins (SP-209) – que liga a via Castelo Branco a Botucatu. Os locais estão estrategicamente posicionados nas proximidades da Faculdade de Tecnologia (Fatec), do aeroporto municipal, da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), do Centro de Treinamento da Prefeitura e da Estância Demétria. Dentro do plano, está previsto um condomínio industrial para empresas de base tecnológica, além de auditório, praça de alimentação, laboratórios, estacionamentos, biblioteca, incubadora de empresas, e centros de ensino, pesquisa, e difusão. 

Potencialidades 

Botucatu possui um forte potencial na área de ciência e pesquisa biológica, pois conta com cinco unidades da Unesp: Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Hospital das Clínicas de Botucatu, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) e Instituto de Biociências (IB), além de uma Escola Técnica (Etec) e uma Fatec do Centro Paula Souza. Para trabalhar em parceria com o novo empreendimento, a iniciativa privada da região dispõe de uma liderança tecnológica expressiva em seus segmentos de atuação, com a concentração de micro, pequenas, médias e grandes empresas, como Embraer-Neiva, Eucatex, Duratex, Caio Induscar e Grupo Centroflora. 

A cidade também conta com uma incubadora de base tecnológica, que, desde 1997, já atendeu 52 empreendimentos. Atualmente, nove estão recebendo apoio como empresas residentes, seis como associadas e quatro como projetos pré-residentes. A incubadora já graduou 28 empresas que, juntas, geram aproximadamente 300 empregos diretos. Em 2005, a incubadora de Botucatu recebeu o Prêmio Incubadora do Ano, considerada o melhor Programa de Incubação de Empreendimentos Inovadores Orientados para o Desenvolvimento Local e Setorial do País, pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). 

Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec) 

Parques Tecnológicos são empreendimentos para a promoção de ciência, tecnologia e inovação. Esses espaços oferecem a oportunidade de transformar conhecimento em riqueza, aproximando universidades, centros de pesquisas, Etecs, Fatecs e setor produtivo (empresas em geral). São ambientes propícios para o desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica (EBTs) e estimulam a sinergia de experiências entre as iniciativas do local, tornando-as mais competitivas. 

O Governo de São Paulo dispõe do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), que é um conjunto de Parques Tecnológicos articulados entre si, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico do Estado, por meio da atração de investimentos e geração de novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica. O SPTec financia estudos, obras e aquisição de equipamentos, além de permitir às empresas a utilização de créditos acumulados de ICMS e desoneração em caso de aquisição de ativos permanentes. 

No Estado de São Paulo, 15 localidades já possuem iniciativas efetivas para implantação de um Parque Tecnológico, sendo que, com a entrada de Botucatu, oito projetos já estão com credenciamento provisório no SPTec: Botucatu, Campinas (Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp), Piracicaba, São José dos Campos, Sorocaba, São Carlos (duas iniciativas: ParqTec e EcoTecnológico) e São José do Rio Preto.

Novo laboratório da Fatec 

Na oportunidade, o secretário de Desenvolvimento também inaugurou a quadra poliesportiva coberta e o laboratório de bioenergia da Fatec de Botucatu. No total, foram investidos R$ 1.099.138,03 em obras e aquisição de equipamentos. “O novo laboratório vai aprimorar a pesquisa de novas tecnologias e de processos de produção de energia sucroalcooleira e de gestão ambiental”, explicou o secretário. A unidade conta com cerca de 900 alunos matriculados nos cursos de Gestão do Agronegócio, Informática para Gestão de Negócios, Logística e Transportes, e Produção e Radiologia. 

Da Secretaria de Desenvolvimento