Bosque vai marcar 100 anos da imigração japonesa

Termo de cooperação para o plantio das árvores será firmado entre DAEE e Associação Brasileira de Imigrantes Japoneses

sáb, 15/09/2007 - 10h54 | Do Portal do Governo

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Saneamento e Energia, assina na segunda-feira, 17, um termo de cooperação com a Associação Brasileira de Imigrantes Japoneses, para o plantio do “Bosque do Centenário” no Parque Ecológico do Tietê. A iniciativa faz parte das comemorações do centenário da imigração japonesa e conta com apoio da Associação Paulista de Relações Internacionais, Associação Oisca Brasil e Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

O Bosque do Centenário será formado por 100 mil árvores de 60 espécies nativas da mata atlântica e o plantio ocorrerá ao longo dos próximos dois anos. O bosque deverá ocupar uma área total de 225 mil metros quadrados. Sueo Kanamori, presidente da Associação Paulista de Relações Internacionais, lembra que um dos traços que marcou a imigração japonesa “foi sua forte presença na agropecuária brasileira, que perdura até hoje e, para formar as áreas cultivadas, foram derrubadas ao longo desses anos milhares de árvores”. O bosque seria então “uma forma de retribuir simbolicamente à natureza as derrubadas praticadas no passado”.

Para Ubirajara Tannuri Felix, Superintendente do DAEE, a assinatura desse termo de cooperação e o plantio do “Bosque do Centenário” é mais um ato que reafirma o bom relacionamento entre o Departamento e a comunidade japonesa em São Paulo”. Ubirajara relembra o plantio do “Bosque da Diversidade”, também no Parque Ecológico do Tietê, realizado em 2003, pela Associação dos Bolsistas da Japan International Cooperation Agency (ABJICA) e o financiamento das obras de aprofundamento da calha do rio Tietê, a canalização do Córrego do Cabuçu e a construção das barragens do Biritiba e Jundiaí realizados pelo Japan Bank International Cooperation (JBIC).

A solenidade de assinatura do termo de cooperação será realizada às 10 horas, na Superintendência do DAEE – Rua Boavista, 170 – bloco 5 – 11º andar.

Do DAEE

(I.P.)