Bonecos gigantes animam Carnaval dos adolescentes da Fundação CASA

Desfile é uma tradição na cidade de Monteiro Lobato, interior de São Paulo

sáb, 13/02/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Para comemorar o carnaval deste ano, a Unidade de Internação Nova Vida, da Fundação CASA da Vila Maria, receberá a visita da família dos ‘Pereirões’, tradicionais bonecos gigantes da cidade de Monteiro Lobato, interior de São Paulo. A folia está marcada para o domingo de Carnaval, 14.

Os ‘Pereirões’ surgiram por volta da década de 1950. São feitos com cabeças de fibra, corpo de jacá e pesadas mãos. No início, era apenas um boneco. Hoje são oito bonecos (Zé Pereira, Maria Pereira, Pereirinha, Monteiro Lobato, Buiu, Sorriso e Visconde) que desfilam sempre acompanhados do batuque que completa a festa, o “Surdo”. Apresentado em praças e ruas da cidade, o desfile dos “Pereirões” exige uma grande equipe para realizar o revezamento dos bonecos – que chegam a pesar de 15 a 20 quilos.

Esta é a primeira vez que uma Unidade de Internação da Fundação CASA realiza um evento carnavalesco com tantas atrações. A ideia surgiu de um dos funcionários da UI Nova Vida e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Monteiro Lobato.

Para o diretor da UI Nova Vida, Eduardo Felipe Pereira, o evento é uma forma de trazer alegria aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa. “Esperamos que os jovens e suas famílias aproveitem a brincadeira e também conheçam um pouco sobre a cultura da cidade de Monteiro Lobato”, ressalta o diretor.

Da Fundação CASA