Bombeiros treinam surfistas para salvar vítimas de afogamento

Meta é capacitar surfistas com técnicas de salvamento no mar e, com isso, reduzir o número de afogamentos durante o verão

sáb, 06/03/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Técnicas de resgate e salvamento no mar serão ensinadas nos dias 6 e 13 de março durante treinamento gratuito executado pelo 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros (o Salvamar Paulista), em parceria com a Mantecorp, indústria química e farmacêutica. O projeto, conhecido como Salva Surf Mantecorp, dirigido aos surfistas que costumam pegar onda no Litoral Norte, acontecerá nas cidades de Caraguatatuba e Ubatuba, respectivamente. A primeira etapa da iniciativa foi em São Sebastião, no dia 27 de fevereiro.

O capitão Maurício Biloti Machado Cunha, do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, explica que o objetivo da ação é capacitar surfistas com técnicas de salvamento no mar e contribuir com a redução do número de afogamentos durante o verão, que aumenta de maneira significativa nesta época do ano. Cunha destaca que só em janeiro foram realizados 711 salvamentos em todo o litoral, o que representa aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

Até agora, o programa já percorreu as praias de Itanhaém (Praia do Sonho), Mongaguá (Pier), Praia Grande (Boqueirão), Santos (Quebra-Mar) e Guarujá (Tombo) e teve a participação de cerca de 170 surfistas. Até o final do verão, mais 250 surfistas serão capacitados. Em sua primeira edição, no ano passado, o projeto formou mais de 200 surfistas, grupo treinado por bombeiros especialistas neste tipo de ação.

Vagas limitadas 

Reconhecimento de vítimas em potencial de afogamentos, abordagem correta, técnicas de salvamento e procedimentos em primeiros socorros, como respiração artificial e massagem cardíaca externa são alguns dos procedimentos constantes dos módulos teóricos e práticos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas praias em que o projeto é apresentado. Com vagas limitadas, os treinamentos ocorrem aos sábados, das 9 às 12 horas. Concluído o curso, os inscritos receberão certificado do Corpo de Bombeiros, além de kit com parafina, laicra, protetores solares, folhetos explicativos, saquinhos de lixo e um cupom para concorrer ao sorteio de uma prancha customizada.

A Mantecorp tem diversos projetos ligados à promoção da saúde e ao bem-estar das pessoas. A empresa incrementa sua pesquisa e desenvolvimento de produtos, além de investir em projetos socioambientais. O êxito do projeto Praia Segura inspirou a criação do Salva Surf Mantecorp, parceria com o Corpo de Bombeiros, para capacitar surfistas no apoio a guarda-vidas das praias do litoral paulista. Mais informações no site www.mantecorp.com.

Da Agência Imprensa Oficial