Bombeiros salvam mais de 500 no litoral de SP

Operação Verão começou em 26 de dezembro

seg, 21/01/2008 - 12h18 | Do Portal do Governo

O Corpo de Bombeiros já realizou 558 salvamentos nas praias da Baixada Santista, entre 26 de dezembro e 18 de janeiro. Nesse período, 17 pessoas morreram afogadas. A corporação registrou ainda 204 ocorrências de crianças perdidas, que foram encontradas e entregues aos pais.

Os bombeiros estão distribuindo pulseiras para que os pais coloquem nos filhos e escrevam o número de telefone do responsável, para agilizar o reencontro. Até o final do verão serão distribuídas 500 mil pulseiras.

Segundo o tenente Ricardo Pelliccioni, do 17º Grupamento de Bombeiros, cerca de 607 guarda-vidas efetivos, 35 bombeiros de outras unidades que vieram para reforço e 568 guarda-vidas temporários (selecionados e treinados) estão distribuídos em postos de salvamento em todo o litoral do Estado de São Paulo. Os bombeiros participam da “Operação Verão”, iniciada no dia 26, em conjunto com as Polícias Civil e Militar. A ação tem como objetivo reforçar a segurança em todo o litoral sul de São Paulo, durante o período de férias.

Na última semana de dezembro, o Corpo de Bombeiros da Baixada Santista recebeu quatro novas “Unidades de Resgate”, três modelo Fiat Ducato entregues pelo Governo Estadual, que estão adaptadas para o atendimento de afogados nas praias, e uma Perua Sprinter doada pela Prefeitura do Guarujá. Os veículos contam com equipamentos necessários ao atendimento pré-hospitalar da vítima, além de materiais básicos para a estabilização de vítima poli-traumatizada em acidente na faixa de areia de praia. As novas viaturas foram entregues para as cidades de Bertioga, Praia Grande, São Sebastião e Guarujá.

Da Secretaria de Segurança Pública