Bombeiros receberão Prêmio USP de Direitos Humanos

Evento acontece na próxima sexta-feira, 7, Cidade Universitária, na Capital

ter, 04/12/2007 - 15h43 | Do Portal do Governo

Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo receberá o VIII Prêmio USP de Direitos Humanos, na categoria institucional. A premiação será realizada pela reitoria da USP (Universidade de São Paulo), na próxima sexta-feira (7), às 17 horas, na Cidade Universitária. Na categoria individual, o vencedor foi dom Paulo Evaristo Arns – Cardeal Emérito de São Paulo. Concorreram ao prêmio 200 candidatos, nas duas categorias.

Foram avaliados a duração e continuidade do trabalho; o alcance no espaço social, impacto sobre a realidade e possibilidade de multiplicação de sua ação; amplitude da população atingida; qualidade da ação realizada manifesta pela adequação entre objetivos, métodos de trabalho, recursos utilizados e resultados alcançados; a abordagem que revele um conceito amplo e abrangente de Direitos Humanos (indivisibilidade, interdependência e universalidade); o compromisso com a formulação e implementação de políticas públicas que possibilitem o avanço dos Direitos Humanos; o compromisso com princípios éticos universais e o registro da memória da experiência.

Segundo a declaração universal dos direitos do homem, em seu artigo 3º, “todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”, ou seja, um direito fundamental que tem norteado a existência do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, além da proteção do Meio Ambiente e do Patrimônio.

Diariamente, o telefone de emergência da corporação recebe, em média, 30 mil ligações. O Corpo de Bombeiros conta hoje com 9.271 homens e mulheres, com 224 postos de atendimentos no Estado, unidos pela importância de cada uma das atividades de bombeiros, executando ações emergenciais de resgate, combate a incêndios e salvamentos, totalizando mais de 500 mil atendimentos de ocorrências anualmente.

Da Secretaria da Segurança Pública