Bombeiros estão preparados para o GP Brasil de Fórmula 1

O GP deste ano será dia 02, mas os policiais já estarão apostos desde a manhã desta sexta

sex, 31/10/2008 - 14h43 | Do Portal do Governo

Com os equipamentos adequados e a realização de treinamentos específicos, a Polícia Militar já está preparada para atuar em um dos maiores eventos que ocorrem na Capital paulista, o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. Serão 200 bombeiros dispostos em áreas estratégicas do autódromo de Interlagos e na região, que terão como aliados os investimentos tecnológicos, possibilitando maior rapidez nas possíveis emergências. O GP deste ano será dia 02 de novembro, mas os policiais já estarão apostos desde a manhã desta sexta (31) e sábado (01), quando ocorrem os treinos livres.

O trabalho realizado com os policiais, antes do Grande Prêmio, visa à especificidade da prova, ou seja, eles são treinados para situações que não realizam no dia-a-dia como, por exemplo, a utilização de extintores – normalmente usam água e mangueiras –, além da retirada de pilotos de monoposto – estão habituados a retirar vítimas de carros de passeio. O treino é feito em uma pista adequada e, para ser mais real, são utilizados combustíveis líquidos (gasolina e diesel). A simulação de retirada de pilotos é feita em conjunto com a equipe do Hospital São Luiz.

Além da parte prática, os envolvidos na operação assistem a vídeos de acidentes e incêndios em eventos de Fórmula 1, para compreenderem melhor a mecânica e a importância da atuação dos bombeiros.

Testes preparatórios

No dia 18 deste mês, todos os bombeiros envolvidos na operação passaram por um treinamento específico no autódromo. Todos foram posicionados e algumas corridas foram simuladas, com situações de derrapagens, incêndios e acidentes com os carros.

“Toda a preparação anterior, inclusive o simulado, ajuda a integrar mais as equipes distintas, que não estão acostumadas a trabalharem juntas, facilitando, no caso de emergência, uma resposta de atendimento mais rápida”, explica o tenente Herbert Meyerhof, que faz parte da coordenação das equipes.

Estrutura

Durante os três dias os policiais terão à disposição cinco caminhões para o combate a incêndios, inclusive um dedicado ao pouso e decolagem de aeronaves; cinco viaturas para o transporte das equipes, um caminhão de suporte de material para o caso de grande número de vítimas, e uma viatura do Sistema de Comando e Operações de Emergência (Sicoe), que será o Posto de Comando do Corpo de Bombeiros no evento.

Além dos caminhões e viaturas, os bombeiros contarão com extintores portáteis (cada um com aproximadamente oito quilos de pó especial), e equipamentos diversos de desencarceramento.

No posto de bombeiros de Guarapiranga – distante 2 quilômetros do autódromo – haverá um reforço de guarnições, contando com duas Unidades de Resgate (atendimento pré-hospitalar básico), uma unidade de suporte avançado (apoio médico), um caminhão com equipamentos especializados para salvamento, um helicóptero Águia da PM e duas viaturas para salvamento e combate a incêndio.

Inovação

Um suporte, adaptado pelo tenente Alexandre G. Pereira Reche – de técnica australiana de imobilização e retirada de vítimas de acidentes automobilísticos –, utilizado no ano passado no GP Brasil, impressionou os responsáveis da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). De acordo com o tenente, o suporte será utilizado novamente do GP Brasil de Fórmula 1, pois, com ele, ganha-se tempo e mais precisão nos salvamentos.

Programação

  • Sexta-feira: 31 de outubro
  • das 8h45 às 9h15 – Treino Livre Evento Suporte (BMW)
  • das 10h às 11h30 – Treino Livre, Fórmula 1
  • da 14 horas às 15h30 – Treino Livre, Fórmula 1
  • das 15h40 às 16h15 – Treino Livre Evento Suporte, Porsche Cup
  • das 16h30 às 17h – Treino Livre Evento Suporte, Trofeo Maserati
  • 17h25 às 17h55 – Sessão de Classificação Evento Suporte, Fórmula BMW

Sábado: 1º de novembro

  • das 11h às 12h – Treino Livre, Fórmula 1
  • das 14h às 15h – Sessão de Classificação, Fórmula 1
  • das 15h10 às 15h45 – Sessão de Classificação Evento Suporte, Porsche Cup
  • das 15h55 às 16h25 – Sessão de Classificação Evento Suporte, Trofeo Maserati
  • das 16h50 às 17h20 – Evento Suporte, Fórmula BMW

Domingo: 2 de novembro

  • das 10h às 10h30 – Evento Suporte, Fórmula BMW
  • das 10h50 às 11h20 – Evento Suporte, Trofeo
  • das 11h40 às 12h15 – Evento Suporte, Porsche Cup
  • a partir das 15 h – 37º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1

Da Secretaria de Segurança Pública