Bombeiros de SP prestam ajuda também via Twitter

Nove bombeiros experientes postam as ocorrências mais graves na rede social, dão dicas de segurança e esclarecem dúvidas

qui, 07/04/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

“Queda de Brinquedo do Playcenter-3Vtr + 1 SAMU no local em atendimento, aguardando + informação domingo, 3 de abril de 2011 18:33:23 via web”. A ampla repercussão na mídia do acidente começou com essa informação divulgada instantaneamente pelo Twitter do Corpo de Bombeiros de São Paulo. Ocorrências dessa gravidade são postadas por nove bombeiros, em regime de plantão, todos os dias a partir de seleção das ocorrências recebidas pelo telefone de emergência dos bombeiros, o número 193.

Dar pronto atendimento à imprensa é um dos propósitos da criação do novo canal de comunicação, explica o seu idealizador, o tenente Marcos Palumbo. Em março, foram mais de oito mil chamadas mensais de jornalistas para obter informações das ocorrências, informa o tenente, aficcionado das novas tecnologias. “Toda hora tem gente ligando”. Outra motivação é o trabalho preventivo para evitar que o cidadão ponha em risco a vida e aproximar a centenária instituição do cidadão. No ar desde o final do ano passado, o Twitter dos bombeiros conquista cada vez mais seguidores.

Mesmo não sendo serviço de emergência, o cidadão utiliza o novo canal de comunicação para esse fim. O tenente conta que recebeu mensagem de um celular de uma mulher que estava numa rua alagada e queria saber o que fazer. A recomendação é manter a calma, engatar a primeira marcha do carro e continuar acelerando até sair do local de perigo. Se observar que a água está subindo muito e chega até a metade do pneu, saia do carro imediatamente. “90% dos resgates nas enchentes são de pessoas que não abandonaram o carro. É preciso evitar atitudes que colocam a vida em risco”, alerta Palumbo.

Dica, dúvida e pedido

É recorrente a preocupação das pessoas com bebê engasgado (no site há explicação do procedimento), queimadura, animal em risco, botijão de gás, queda de árvore e como ingressar no Corpo de Bombeiros. Por isso, todos os bombeiros tuiteiros têm vasta experiência para tirar dúvidas, dar dicas de segurança e resolver a situação. Palumbo cita o caso de uma pessoa que ficou constrangida de acionar a emergência para resgatar um gato e mandou mensagem para os bombeiros. “Ninguém fica com receio de postar”. Para casos de incêndio, resgate e salvamento é preciso ligar para o telefone 193, avisa o tenente.

Palumbo salienta que os bombeiros estão treinados para resolver a situação e o tempo médio de atendimento é de 9 minutos e 29 segundos. Lamenta que só 66% dos paulistanos conheçam o número de emergência. Mas fica feliz com o fato de 97% da população elogiar o trabalho dos bombeiros. Diz que é comum o cidadão ligar, enviar e-mail ou tuitar para agradecer a presteza e o cuidado no atendimento. Para o futuro, Palumbo espera fazer as postagens com imagens das ocorrências e enviar o material para o Twitter do próprio local.

Há também os pedidos inusitados, relata Palumbo. “Mas respondemos a todas as dúvidas, reclamações, solicitações. O cidadão terá resposta, não deixamos nada de lado”.  Uma pessoa queria saber o que fazer com um “cacho de abelha”. Outra postou mensagem para se certificar se clara de ovo curava queimadura e anexou o endereço do site onde entrou a pérola. O tenente alerta para desconfiar de informação veiculada pela internet de site desconhecido. Quando a dúvida requer explicação mais complexa, o bombeiro tuiteiro encaminha a pessoa para o site da corporação

Treinados para resolver

Conhecidos por apagar incêndios, os bombeiros tiveram de desenvolver novas habilidades. Antes os incêndios ocupavam 80% dos serviços. Hoje, esse número caiu para 9%. Como são muitos os acidentes com veículos, receberam treinamento de reparo mecânico. Com o programa Chama Segura, em parceria com o Instituto Mensageiro, atuam na redução de incêndio em favela provocado por botijão de gás. Outras ocorrências comuns são resgate, salvamento aquático e terrestre. 

O cabo Nascimento é bombeiro há 21 anos e participou de inúmeras tragédias. Em 1996, estava no acidente do Fokker 100 da TAM (99 mortos) e no incêndio do Shopping Plaza de Osasco (42 mortos e 300 feridos). Gravou o atendimento e a retirada dos corpos do acidente aéreo. É dele o registro mais marcante do incêndio do shopping em que mostra um bombeiro segurando um bebê com vida resgatado dos escombros.

Nascimento tinha extensa experiência em socorros, mas pouca vivência com novas tecnologias. “Aprendi a escrever para o Twitter aqui”. Apesar da familiaridade com computador, o soldado Moisés, também, teve de aprender a linguagem rápida, sucinta e dinâmica do Twitter. “Horário da ocorrência, localização completa, natureza da ocorrência e uma informação essencial que indica a gravidade da situação compõem os dados das postagens”.

Há 17 anos na corporação, atuou no desabamento do Metrô (em Pinheiros), no acidente do vôo TAM 3054 que provocou a morte de 187 vítimas, em 2006, e compôs força-tarefa de ajuda aos desabrigados pelas chuvas, no Maranhão e em Alagoas e tem histórias que daria para escrever um livro.

Serviço 
Siga o Corpo de Bombeiros no Twitter: @BombeirosPMESP

Da Agência Imprensa Oficial