Bombeiros de SP ganham prêmio Marcas de Confiança

Profissão é a que brasileiros mais confiam, segundo pesquisa feita por revista

qui, 17/09/2015 - 22h51 | Do Portal do Governo

O Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo ganhou pela 14ª vez o Prêmio Marcas de Confiança. Em evento que aconteceu nesta semana, foi divulgada a pesquisa realizada pela Revista Seleções em parceria com o Ibope Inteligência, que premia anualmente as marcas, profissões e organizações em que os brasileiros mais confiam.

O levantamento anual faz balanço de inúmeras categorias de produtos, além de categorias especiais como ONG, executivo, publicitário, ator, entre outras. Os bombeiros receberam 95% dos votos na categoria especial “profissão”.

“Os bombeiros de São Paulo é uma das corporações mais fortes no Brasil, pois têm o trabalho voltado para a população de todas as classes. “, afirma o coronel Rogério Bernardes Duarte, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. “Eles estão sempre preparados para prestar socorro independentemente da situação”, completou.

Esses profissionais recebem o prêmio há mais de uma década, desde sua criação. Para o coronel Duarte, vários fatores contribuem para esse resultado. “Fomos evoluindo com a nossa forma de trabalho e com nossos equipamentos, nos adaptando às reais necessidades da população, e isso traz confiança”, explicou o comandante.

A instituição
O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar paulista conta com 8.650 homens e mulheres, alocados em diversas unidades, distribuídas estrategicamente pelos municípios do Estado de São Paulo. São 254 postos de atendimento operacional.

Em média, a corporação atende 2.100 ocorrências por dia – a maioria relacionada ao resgate em acidentes de trânsito e cerca de 8% dos casos são de incêndio. Em 2014 foram atendidas 670 mil ocorrências, com mais de 254 mil pessoas salvas.

A instituição recebe aproximadamente 25 mil ligações diárias pelo telefone de emergência 193. Para trabalhar no Cobom, o profissional deve ter três anos de experiência em atendimento operacional de rua e curso de primeiros socorros. Em cada turno, a seção tem ainda um médico, da Secretaria Estadual da Saúde, que ajuda a equipe de plantão nos primeiros procedimentos do atendimento, principalmente nos casos de orientação de problemas cardiovasculares.

Atendimento unificado com a PM
O Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom) e a Central Operacional da Polícia Militar (Copom) funcionam, desde março, de forma unificada. Dessa maneira, todas as ligações realizadas para os telefones de emergência 190 e 193 são direcionadas para um mesmo local de atendimento na Capital.

A ação faz parte da primeira etapa do projeto de unificação dos órgãos de Segurança Pública atuantes nas áreas de emergência e desastre. Assim, todos os órgãos não terão dificuldade em comunicação, permanecendo na mesma sintonia e compartilhando do mesmo sistema.

Do Portal do Governo do Estado