Bom quadro clínico de Covas dispensa divulgação de novos boletins médicos

Em tarde movimentada, Covas deve assistir jogo de Guga e missa de D. Paulo Evaristo Arns

sáb, 02/12/2000 - 14h21 | Do Portal do Governo


A evolução satisfatória do quadro clínico do governador Mário Covas no décimo primeiro dia pós-operatório no Instituto do Coração, dispensa a divulgação de novos boletins médicos até a alta, ainda sem data definida.
‘A melhor notícia hoje é que nós não temos notícia nenhuma’, informou o urologista Sami Arap, em rápida entrevista à imprensa, neste sábado, dia 2. O resfriado que ‘ameaçou’ o governador ontem não se confirmou. ‘Foi só uma coriza’, explicou o médico.

De acordo com Arap, a alta hospitalar de Covas depende de alguns detalhes, como a sonda vesical que será mantida por mais alguns dias. ‘Se for possível mantê-lo internado até que possa sair sem sonda e urinando normalmente, é melhor’, afirmou. O médico lembra que o estado geral do governador é ótimo, mas que ele sofreu uma cirurgia de grande porte e está em recuperação. ‘Não há necessidade de mandá-lo para casa antes que ele esteja mais recuperado’, observou.

O governador tem aproveitado o tempo livre para acompanhar a campanha do tenista Gustavo Kuerten, o Guga (que disputa o torneio Masters de Lisboa) e faz questão de assistir, hoje às 15 horas, a partida semifinal. ‘Ele está entusiasmado com a performance do tenista brasileiro e isso é muito bom porque é uma distração’, disse Arap. A única preocupação da equipe médica, brinca o urologista, é que o jogo ainda não tenha terminado às 17 horas, quando o Cardeal e Arcebispo Emérito de São Paulo Dom Paulo Evaristo Arns celebrará uma missa no quarto do governador, sexto andar do Instituto do Coração.

Na noite de sexta para sábado o governador voltou a dormir bem, sem medicamentos e acordou bem humorado. Ele continua trabalhando, se movimentando e se alimentando normalmente, com dieta liberada. Ontem, Covas encerrou o dia saboreando um de seus pratos prediletos: pizza. ‘Mas feijoada, nem pensar’, brincou Arap. De acordo com o boletim médico divulgado pela Assessoria de Imprensa do Incor, a dieta do governador está liberada.