Bom desempenho no idioma alemão leva aluna da rede estadual a Berlim

Ana Paula Tavares, aluna da Escola Estadual Pedro Casemiro Leite, de Cotia, viajará para o exterior

ter, 08/04/2008 - 11h45 | Do Portal do Governo

Ana Paula Tavares, aluna da Escola Estadual Pedro Casemiro Leite, de Cotia, foi premiada com viagem para a Alemanha, a ser realizada em julho. A estudante, de 19 anos, foi escolhida em virtude dos conhecimentos demonstrados no idioma alemão, aprendido em estudo no Centro de Ensino de Línguas (CEL).

Organizada pelo Instituto Goethe, referência no ensino da língua alemã, a premiação mostrou que outros 15 alunos da rede estadual que cursam alemão também estão com desempenho considerado ótimo.

Ana Paula ganhou uma viagem para Berlim com todas as despesas pagas: passagens aéreas, traslados, alojamento, refeições, curso e passeios culturais monitorados. “Passei quatro anos estudando muito. Foi o resultado de muita dedicação. Foi no CEL que me descobri”, frisa a aluna, que pretende cursar Letras na Universidade de São Paulo (USP) e seguir carreira como tradutora e intérprete.

A seleção do Instituto Goethe foi realizada com os alunos da rede que quiseram ganhar certificado. A Secretaria de Estado da Educação mantém 78 Centros de Estudos de Línguas (CELs) no Estado, que oferecem 45 mil vagas para aulas de japonês, italiano, francês, alemão e espanhol, matérias que não estão na grade curricular e, portanto, não são ministradas rotineiramente em salas de aulas.

Para inscrever-se no programa, o aluno deve freqüentar cursos regulares ou supletivos na rede estadual a partir da 6ª série. Estudantes de escolas técnicas estaduais também podem participar das aulas. Dos 78 CELs existentes em escolas estaduais, 17 estão situados na capital, 12 na Grande São Paulo e 49 no interior. Para o ensino das línguas, os CELs contam com cerca de 600 professores. 

Da Secretaria da Educação