Bolsistas do Festival de Inverno almoçam com Serra

Governador ofereceu almoço de confraternização aos bolsistas do Festival no Palácio Boa Vista

dom, 06/07/2008 - 15h57 | Do Portal do Governo

O governador José Serra ofereceu almoço de confraternização aos bolsistas do 39º Festival de Inverno de Campos do Jordão neste domingo, 6, no Palácio Boa Vista, residência oficial de campo do governador.

Cerca de 160 jovens, entre 12 e 35 anos tiveram a oportunidade de conhecer as tradicionais instalações do Palácio Boa Vista, um dos pontos turísticos mais visitados de Campos do Jordão. Os bolsistas fazem cursos de instrumentos, prática de orquestra, música de câmara, canto lírico, técnica de gravação, regência e composição. Do total de alunos, cerca de 20% são estrangeiros, sendo a maior parte da América Latina. Entre os brasileiros, há representantes de 17 estados.

O maestro Roberto Minczuk, diretor artístico do Festival, avalia o trabalho com os bolsistas do Festival: “Após cinco anos consecutivos, vemos nossos alunos conquistando espaços importantes em várias escolas na Europa, nos Estados Unidos e nas principais orquestras do Brasil e da América Latina.”

Este ano, assim como acontece desde 2004, os bolsistas formarão a Orquestra Acadêmica que tocará e gravará um CD sob a regência do maestro Kurt Masur. Nos últimos anos, com o Prêmio TIM de Melhor CD Clássico em 2006 e o Prêmio Carlos Gomes na categoria Melhor Orquestra 2005, a Orquestra Acadêmica formada pelos artistas do Festival (professores e alunos) é sinônimo de qualidade e de aprendizado de alto nível.

Aos melhores alunos brasileiros serão concedidas três bolsas: o tradicional Prêmio Eleazar de Carvalho, uma para o Festival de Schloss Pommersfelden na Alemanha e outra para o Festival de Attergau na Áustria, estas em parcerias com o Mozarteum Brasileiro.

Também prestigiaram o almoço oferecido aos bolsistas o vice-governador Alberto Goldman, o secretário Estadual da Cultura, João Sayad, o secretário estadual da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, o secretário Estadual do Planejamento, Francisco Vidal Luna, o secretário Estadual de Gestão Pública, Sidney Beraldo, o secretário Estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, além do presidente da TV Cultura, Paulo Markun, do presidente da Sabesp, Gesner Oliveira e do presidente da Imprensa Oficial, Hubert Alquéres.

Silvana Martinucci

(L.F.)