Bolsistas da Unesp recebem treinamento para divulgação científica

Atividade da Unesp é única entre as instituições que mantêm parceria com o portal Universia

sáb, 29/05/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

Com ênfase na apuração e na produção de textos jornalísticos, 30 estudantes de diversos cursos da Universidade participaram na terça-feira, 26, do 6º Treinamento dos Bolsistas do Projeto Unesp – Portal Universia, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária. “O projeto tem um papel de relevância social ao levar para a sociedade o conhecimento produzido na sociedade”, afirmou a pró-reitora de Extensão Maria Amélia Máximo de Araújo, durante a abertura do evento.  “Desde 2005, quando iniciamos os treinamentos, aumentamos, ano após ano, a inserção no Universia.”

A Unesp é a única instituição acadêmica participante do portal a realizar treinamento com seus alunos. Em 2006, ano seguinte à da primeira prática, a instituição passou a liderar o número de notícias publicadas no Universia, com 1.313 reportagens, 60% a mais do que em 2005. Este ano, de janeiro a abril, foram 410 textos da Universidade no portal.

A preparação dos bolsistas para a divulgação científica, para noticiar os projetos de extensão universitária e para a cobertura dos eventos que são realizados em cada um dos 23 câmpus universitários é feita com atividades práticas, orientadas pelo coordenador de imprensa da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp, Oscar D’Ambrosio.

“Com essa diversidade de áreas do saber, é importante ter uma padronização nos textos para melhor divulgar o conhecimento produzido nas faculdades e institutos”, destaca Eloiza Cristina Fontes Vieira, estudante do 4º ano de Jornalismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, câmpus de Bauru, e bolsista Universia pelo segundo ano consecutivo.

De 2005 a 2009, os alunos produziram seis mil textos sobre as ações da Universidade, no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. A aluna Bárbara Milan, do 3º ano do curso de Medicina, da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu, começou em fevereiro no projeto Universia. Para ela, o treinamento possibilita uma melhor compreensão da função de “repórter da unidade”.  Expostos nas mídias, os trabalhos dos grupos de pesquisa, ou mesmo de atendimento do Hospital das Clínicas à população, podem chegar àqueles que precisam, como explica a estudante.

Os bolsistas assistiram à palestra do jornalista Gilberto Lorezon sobre o papel da assessoria de imprensa e do ‘media trainning’ na relação das instituições com a mídia e com a população. “Esses estudantes realizam um trabalho de mediação entre o pesquisador e o público. Com seus textos, eles alimentam a imprensa, que tem o poder de ressonância da informação”, salienta. Lorezon é professor de Pós-Graduação da Universidade Nove de Julho (Uninove) e de ‘media trainning’ sobre gestão de crises, no Senac-SP.

Outros aprendizados

O contato com pesquisadores e estudantes de outros cursos na própria unidade é ressaltado por Lucas Paolo Sanches Vilalta, aluno do 3º ano de Bacharelado de Música, do Instituto de Artes, câmpus da Barra Funda, em São Paulo. Essa interação pode gerar novas oportunidades de atuação no ramo profissional, segundo o músico.

Em seu segundo ano como bolsista, a aluna Bruna de Souza, do 4º ano do curso de Engenharia Industrial Madereira, do câmpus de Itapeva, considera a evolução do seu texto um resultado direto da preparação semanal de reportagens para o portal Universia.  “Produzo atualmente o meu trabalho de conclusão de curso. A minha orientadora elogia constantemente o texto, e isso devo ao exercício de escrita.”

Da Unesp