Bolsistas chegam ao 31º Festival de Inverno de Campos do Jordão com muitas expectativas

nd

qua, 12/07/2000 - 10h52 | Do Portal do Governo

A seleção dos bolsistas para participar da 31ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão foi acirrada, cerca de quinze candidatos para cada vaga. Selecionados depois de passarem por testes práticos, os cem bolsistas chegaram à cidade cheios de expectativas. Alguns participam pela primeira vez, outros já acumulam experiências de edições passadas e vêm para o Festival com o objetivo de aprimorar ainda mais os conhecimentos adquiridos.

Daniel Castilho de Oliveira, de apenas 14 anos, é um estreante neste evento. Contente por ter sido selecionado, o mais jovem bolsista do Festival vem de São Caetano do Sul e iniciou seus estudos musicais aos 10 anos, tocando bateria. Hoje, toca percussão, espera intensificar seus conhecimentos e poder voltar no próximo ano. ‘O Festival superou bastante minhas expectativas. Aqui é tudo muito agitado, não tem como não aprender. Sem falar que estou tendo aula com a professora do meu professor. Isso é demais’, comemora referindo-se à percussionista Elisabeth Del Grande. Daniel pretende se especializar em música clássica e atuar em grandes orquestras.

Vindo da Paraíba, o violista Magno Augusto Job de Andrade, 22 anos, também participa pela primeira vez. Segundo o músico, o Festival de Inverno é uma referência para quem busca se aprimorar. ‘É importante estarmos cientes do que acontece no eixo Rio-São Paulo. Magno participa também de uma camerata independente – ‘Camerata Brasilica’ – que ele sonha trazê-la um dia para
participar do Festival como atração.

Já Thiago Alves, 15, contrabaixista, é bolsista pela terceira vez consecutiva do núcleo popular. ‘Aqui eu consigo me aperfeiçoar e, quem sabe mais para frente, poderei estudar lá fora. Acho que o Festival abre muitas portas e é o único que abre espaço para o popular’.