Bolsa Alfabetização abre 2,9 mil vagas para universitários

Estudantes vão atuar como alunos pesquisadores em escolas da rede estadual

seg, 10/06/2013 - 21h14 | Do Portal do Governo

O programa Bolsa Alfabetização, que integra as ações do Ler e Escrever, está com 2.904 vagas abertas. As vagas são para universitários que queiram atuar como alunos pesquisadores e auxiliar de professores nas salas de aula do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede estadual.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Os interessados devem estar matriculados no curso presencial de letras ou pedagogia em uma das universidades conveniadas. Conheça aqui as unidades que participam do programa. A seleção será feita com base na frequência escolar, desempenho acadêmico, condição socioeconômica, sociabilidade, facilidade de acesso à região escolhida para pesquisa e interesse pelos fundamentos do programa.

As universidades conveniadas recebem uma verba de até R$ 700 por cada estudante, permitindo que os universitários tenham a isenção total da mensalidade no período do curso e recebam uma ajuda de custo que pode chegar a R$ 200 por mês.

As universidades interessadas, que possuem cursos de pedagogia e licenciatura em letras, ou ainda pós-graduação stricto sensu (mestrado/doutorado) na área de didática da alfabetização, que desejarem participar devem desenvolver um plano de trabalho detalhado com informações como plano de desenvolvimento e cronograma de execução, e encaminhar para a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).

O aluno que quiser participar do programa e não for matriculado em universidade credenciada, a inscrição pode ser feita com o interlocutor administrativo ou com o professor orientador do projeto, que deverá ser informado pela própria universidade.

Do Portal do Governo do Estado