Boletim metereológico da Defesa Civil para os próximos cinco dias

nd

seg, 22/05/2000 - 18h52 | Do Portal do Governo

Elaboração: 22/05/2000
Horário: 09:00 h

Análise
Uma massa de ar frio e seco predomina em todo o Centro-Sul do Brasil, onde a semana começa com poucas nuvens e temperaturas baixas. Observa-se nas imagens de satélite uma frente fria deslocando-se pelo Sul da Argentina em direção ao Oceano Atlântico. Os resultados dos últimos modelos numéricos indicam a permanência da massa de ar seco no interior do País. Com isso, os sistemas frontais deslocam-se pelo oceano sem causar chuvas no Estado de São Paulo. O predomínio de sol contribui para a elevação das temperaturas durante o dia, porém, a ausência de nuvens mantém as temperaturas baixas durante as noites e madrugadas.

Segunda-feira (22/05):
Tempo ensolarado e temperaturas em elevação no interior de São Paulo. A previsão para a faixa leste do Estado é de variação de nuvens durante a tarde e noite e formação de neblina durante a noite.

Terça-feira (23/05):
Massa de ar seco mantém o tempo estável e sem chuvas na terça-feira. No fim do dia, uma frente fria de fraca atividade desloca-se pelo oceano. Com isso, espera-se aumento de nebulosidade para o Litoral Paulista, no entanto, não há previsão de chuvas.

Quarta-feira (24/05):
Ventos de sudeste organizam maior quantidade de nuvens na faixa leste do Estado – região que abrange desde o Vale do Ribeira até o Vale do Paraíba, incluindo a Grande São Paulo. A umidade do mar favorece a ocorrência de neblina, o que prejudica a visibilidade nas primeiras horas da manhã e no final do dia. Para o interior, a previsão é de tempo ensolarado.

Quinta-feira (25/05):
Massa de ar frio mantém as temperaturas baixas durante a madrugada. No decorrer do dia o sol aparece e as temperaturas entram em elevação. Condições desfavoráveis à dispersão de poluentes.

Sexta-feira (26/05):
A aproximação de uma frente fria causa aumento de nebulosidade e rajadas de vento no fim do dia.

Cássia Maria Leme Beu: Meteorologista
Aurélio Sant’Anna Neto: Cap PM Diretor da DAA