Boletim meteorológico para os próximos cinco dias elaborado pela Defesa Civil do Estado

nd

sex, 18/08/2000 - 10h27 | Do Portal do Governo

Análise
Segundo os modelos numéricos, nos próximos dias, os sistemas frontais deslocam-se pelo oceano, inibindo as condições de chuva até quinta-feira. Além disso, o predomínio de uma massa de ar seco é responsável por dias ensolarados e com temperaturas elevadas nas tardes. Com isso, alerta-se para o potencial de incêndios e para a elevada concentração de poluentes na próxima semana.

Sexta-feira (18/8):
A frente fria se afasta de São Paulo e o sol aparece no decorrer da manhã. No interior, as temperaturas entram em elevação, mas na faixa leste a nebulosidade aumenta no período da tarde e a umidade favorece a formação de neblina na Região Metropolitana e também no Vale do Paraíba. Há previsão de chuviscos para o Litoral. Temperaturas em declínio no período da tarde.

Sábado (19/8):
O sábado começa com muitas nuvens na Grande São Paulo, mas no decorrer da manhã ocorrem aberturas de sol. Com a entrada da brisa marítima, a nebulosidade aumenta novamente no período da tarde, mas não há previsão de chuvas para a região. As temperaturas variam entre 13ºC e 21ºC. O Litoral permanece com condições de chuviscos durante a madrugada e no final da tarde. Previsão de sol e temperaturas em elevação no centro e oeste do Estado.

Domingo (20/8):
A circulação marítima enfraquece e o retorno do sol contribui para a elevação das temperaturas na Grande São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral. As temperaturas atingem 24ºC na Capital, 25ºC na Baixada Santista e superam 30ºC no oeste do Estado.

Segunda-feira (21/8):
Massa de ar seco inibe a formação de nuvens e o predomínio de sol juntamente com ventos do quadrante norte causam a rápida elevação das temperaturas na segunda-feira. São previstas máximas em torno de 27ºC para a Grande São Paulo e 32ºC para Ribeirão Preto e Presidente Prudente.

Terça-feira (22/8):
O tempo continua seco e com temperaturas elevadas em todo o Estado. Estas condições atmosféricas prejudicam a dispersão de poluentes nas áreas urbanas e favorecem o surgimento de focos de incêndio, principalmente no noroeste de São Paulo.

Cássia Maria Leme Be – meteorologista
Aurélio Sant’Anna Neto – capitão PM – diretor da DICOOR