Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

nd

qua, 09/08/2000 - 10h48 | Do Portal do Governo

Análise
Mais um dia quente no Estado de São Paulo nesta quarta-feira devido aos ventos soprando de norte. Na quinta-feira uma frente fria propaga-se pelo Estado causando tempo instável e nublado com chuvas. Os modelos de previsão numérica indicam que o tempo mantém-se instável durante o final de semana na faixa leste do Estado, com muitas nuvens e chuvisco, principalmente no Litoral e Serra do Mar. Para o Planalto Paulista e Vale do Paraíba, a previsão é de temperaturas baixas em razão da cobertura de nuvens, com formação de neblina à noite e madrugada.

Quarta-feira (9/8):
A tarde começa com temperaturas elevadas no Estado de São Paulo, proporcionando mais um dia quente, onde as temperaturas atingem os 29ºC na Grande São Paulo e 31ºC em Presidente Prudente. A nebulosidade aumenta no final da tarde e ocorrem chuvas isoladas na faixa sul do Estado e região de Presidente Prudente, incluindo as regiões próximo ao Paraná. Na Grande São Paulo não há previsão de chuva.

Quinta-feira (10/8):
Temperaturas elevadas na madrugada e primeiras horas da manhã, em torno de 17ºC na Grande São Paulo, em virtude dos ventos de noroeste, mas durante o dia a frente fria propaga-se pelo Estado causando muitas nuvens e chuvas fracas no leste de São Paulo, principalmente no Litoral. Na região Central e abrangendo as localidades de Campinas a Bauru são menores as condições de chuvas, entretanto o tempo permanece nublado, e as temperaturas máximas são baixas na Grande São Paulo,não passando de 23ºC.

Sexta-feira (11/8):
A cobertura de nuvens e os ventos entre sul e sudeste mantêm as temperaturas baixas no leste do Estado. A circulação marítima propicia a ocorrência de chuvisco no Litoral e neblina no Planalto Paulista durante a noite. As temperaturas variam de 12ºC a 20ºC na Grande São Paulo. No Interior, do centro ao oeste do Estado já ocorre períodos de sol.

Sábado (12/8):
O tempo permanece encoberto na madrugada, mas sem chuvas no Interior, exceto no Litoral onde permanece as condições de chuviscos. A atuação de uma massa de ar com alta pressão de origem polar causa temperaturas baixas no Estado e na Grande São Paulo, que variam de 8ºC a 17ºC, mantendo a sensação de frio. Durante o dia o sol aparece entre nuvens no oeste do Estado, mas no leste o tempo permanece com muitas nuvens e formação de neblina no final do dia nas regiões de Serra e Vale.

Domingo (13/8):
O tempo permanece com muita variação de nebulosidade no leste e temperaturas baixas, entre 9ºC a 18ºC na Grande São Paulo. No oeste do Estado o sol aparece com poucas nuvens e as temperaturas mantêm-se amenas durante o dia e chegam a 24ºC na região de Bauru.

Nadja Marinho – meteorologista
Eliana Nikoluk Scachetti – capitão PM – diretora da DICOM