Boletim Médico nº 5

nd

sáb, 25/11/2000 - 12h20 | Do Portal do Governo

Segue a íntegra do Boletim Médico divulgado neste sábado, dia 25, pela Assessoria de Imprensa do Instituto do Coração:

Boletim Médico nº 5

São Paulo, 25 de novembro de 2000 – 12h00

Paciente: Governador Mário Covas

Permanece estável e com boa evolução o estado clínico do Governador Mário Covas, que completa hoje o quarto dia pós-operatório no Instituto do Coração dos Hospital das Clínicas (Incor-HC/FMUSP). O paciente dormiu bem a noite, sem registro de intercorrências. Por volta das 6 horas da manhã de hoje, no entanto, apresentou fibrilação atrial (distúrbio do ritmo cardíaco).

Após a reversão desse quadro agudo (pontual) por medicamento anti-arrítmico, voltou a apresentar freqüência cardíaca normal, conforme eletrocardiograma realizado às 8 horas. No momento, mantém esse quadro estável, sem a necessidade de medicação específica para a parte cardíaca.

A partir de hoje, a dieta a qual o paciente está submetido deverá conter alimentos sólidos. A incisão cirúrgica continua com bom aspecto e a colostomia funcionante.

A sonda vesical – utilizada para esvaziamento da neobexiga, visando facilitar a cicatrização do órgão ressecado em 2 cm na cirurgia da última terça-feira (21/11) – deverá permanecer por período mais prolongado, sendo retirada após a plena recuperação do paciente.

O Governador mantém-se sob medidas profiláticas contra tromboembolismo, terapia medicamentosa específica – antibióticos e analgésicos – e aporte calórico e hidratação por via venosa. Os resultados dos exames laboratoriais realizados na manhã de hoje estão dentro dos parâmetros esperados.

Assessoria de Imprensa
Instituto do Coração
Incor-HC/FMUSP

Novo boletim médico será divulgado amanhã, domingo (26/11), por volta das 12 horas

Acompanhe a recuperação do governador Mário Covas pelos boletins médicos divulgados pela assessoria de imprensa do Incor

Sexta-feira, dia 24 de novembro de 2000
Boletim Médico nº 4

Quinta-feira, dia 23 de novembro de 2000
Boletim Médico nº 3

Quarta-feira, dia 22 de novembro de 2000
Boletim Médico nº 2

Terça-feira, dia 21 de novembro de 2000
Boletim Médico nº 1