Boletim Médico nº 1

Boletim divulgado pela Assessoria de Imprensa do InCor nesta terça-feira, dia 21

qua, 22/11/2000 - 8h10 | Do Portal do Governo

Segue a íntegra do Boletim Médico divulgado nesta terça-feira, dia 21, pela Assessoria de Imprensa do Instituto do Coração:

Instituto do Coração
Fundação E. J. Zerbini
Hospital das Clínicas
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Boletim Médico nº 1

São Paulo, 21 de novembro de 2000 – 16h15

Paciente: Governador Mário Covas

Com duração de 7 horas, terminou às 15 horas de hoje (21/11) a cirurgia a que foi submetido o governador Mário Covas, no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor-HC/FMUSP). No procedimento cirúrgico, as equipes chefiadas pelos doutores Sami Arap (urologista) e Raul Cutait (gastroenterologista), tendo como apoio os cardiologistas Whady Hueb e Giovanni Bellotti, além do infectologista David Uip, do anestesista José Otávio Auler Jr. ,confirmaram a presença de recidiva do tumor na região pélvica, envolvendo o segmento inferior do reto. Verificou-se adicionalmente pequena lesão tumoral no intestino delgado.

Em conseqüência, o governador foi submetido a amputação do reto, com colostomia definitiva, e ressecção de dez centímetros do intestino delgado.

A neobexiga construída há dois anos não estava comprometida, sendo, desta forma preservada. Por medida de segurança, no entanto, dois centímetros desse órgão foram ressecados na região adjacente ao tumor. A operação foi finalizada com a correção da hérnia incisional decorrente da cirurgia anterior.

Durante o ato operatório, o paciente não apresentou alterações cardíacas, respiratórias ou hemodinâmicas. No momento, o governador encontra-se na Unidade de Recuperação Pós-Cirúrgica, ainda sob efeito anestésico. O quadro clínico do paciente é estável.

A equipe médica foi complementada pelos médicos urologistas Antonio Carlos Pompeo, Álvaro Sarkis e José Grohmann; os gastroenterologistas Paulo Correa e Eduardo Pirolla; os hematologistas Dalton Chamone e Cyrillo Cavalheiro; o patologista Luiz Baltazar Saldanha; e a anestesista Célia Maria Puttini.

Assessoria de Imprensa
Instituto do Coração
InCor – HC/FMUSP

Novas informações: Salvo qualquer intercorrência, novo boletim médico será divulgado nesta quarta-feira (22/11) por volta das 12 horas. Na seqüência, médicos da equipe estarão à disposição para entrevista na sala de imprensa do InCor.

Leia também:
Boletim Médico nº 2
Cirurgia de Covas é realizada com sucesso