Boletim Escolar é um dos vencedores em prêmio de tecnologia

Iniciativa possibilita que pais, responsáveis e alunos tenham acesso às notas e à freqüência escolar pela Internet

sáb, 29/12/2007 - 19h20 | Do Portal do Governo

O Projeto Boletim Escolar, da Secretaria de Estado da Educação, foi um dos vencedores do Prêmio TI & Governo 2007, entregue no dia 12 de dezembro, em São Paulo. A premiação é promovida pelo Anuário TI & Governo, da editora Plano Editorial, e tem por objetivo divulgar e estimular as melhores iniciativas de governo eletrônico existentes no Brasil. Neste ano, o prêmio recebeu a inscrição de 84 projetos. Destes, 20 foram premiados, em três categorias: e-Serviços Públicos, e-Administração Pública e e-Democracia.

Os projetos premiados foram escolhidos pela relevância social das iniciativas e pelo impacto produzidos na administração pública, levando em conta a redução de custos e a melhora no atendimento ao cidadão, nos processos e na qualidade dos serviços prestados.

O Projeto Boletim Escolar foi instituído para garantir transparência na informação dos resultados escolares dos alunos da rede estadual. Por meio dele, os pais, responsáveis e os próprios alunos têm acesso às notas e à freqüência escolar, pela Internet ou pelo boletim escolar impresso. Sua efetivação permitiu também a padronização e sistematização dos registros de rendimento escolar das mais de 5,2 mil escolas do Estado, além de tornar viável um sistema centralizado que reúne informações dos quase 5 milhões de alunos da rede.

A base do projeto foi o Sistema de Avaliação e Freqüência, que possibilita o lançamento on-line das informações dos diários de classe dos professores, permitindo às secretarias das escolas registrar pela Internet as notas, a freqüência e os dados sobre participação na recuperação paralela dos alunos, em todas as disciplinas. Esses dados, constantes do boletim, estão disponíveis para consulta pela Internet e em versão impressa, também à disposição ao final de cada bimestre escolar.

Capacitação – o Sistema de Avaliação e Freqüência está presente em todas as escolas estaduais. A perspectiva a partir de agora é iniciar os serviços eletrônicos de escrituração escolar. Além disso, há a intenção de integrar os docentes da rede estadual ao processo, para que eles próprios façam os lançamentos de dados nos sistemas, serviço atualmente executado pelas secretarias das escolas.

Para funcionar, o sistema exigiu a capacitação de cerca de 10 mil profissionais da rede. O desenvolvimento do projeto foi viabilizado pela participação da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) e pela incorporação de tecnologias, serviços e suprimentos fornecidos por empresas privadas.

Além do Boletim Escolar, foram premiados na categoria e-Serviços Públicos os projetos Coleta de Dados via PDA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); empres@fácil, da Prefeitura de Sorocaba; Município Digital RJ, do Centro deTecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro; Sistema de Marcação de Consultas, Serviços e Regulação de Leitos Hospitalares, do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina; e Wireless Smed, da Companhia de Processamento de Dados do município de Porto Alegre.

Da Secretaria da Educação

(L.F.)